quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Ética e as mazelas do esporte.

No esporte de maneira geral prevalece o respeito pelos adversários e a ética entre os competidores.

As disputas esportivas tornam-se encantadoras pois nem sempre o melhor e mais forte sai vencedor, sempre existe o imponderável, e é salutar que ele esteja presente.
Recentemente no campeonato mundial de voleibol a seleção brasileira masculina foi acusada de entregar uma partida para se beneficiar nas fases seguintes. Quem assistiu a partida não teve dúvidas da marmelada. Nessa mesma competição o Brasil sagrou-se campeão mundial e manteve a hegemonia no esporte.
Porém aquela derrota maculou a campanha feita nos últimos ano naquele esporte.
Mas onde queremos chegar com isso tudo? Ontem, quarta feira, noite tradicional do sofá e futebol. Fomos assistir a semifinal da Copa Sulamericana.
Estavam em campo ontem nosso algoz, o já rebaixado no campeonato brasileiro, o Goiás enfrentando a equipe paulista do Palmeiras. E foi aí que aconteceu uma daquelas mazelas do esporte, onde nem sempre o melhor ou mais forte vence, o Goiás eliminou seu adversário em plena capital paulista. Tudo normal para quem gosta do esporte.
Ocorre que ontem, tínhamos uma tendência a torcer pelo verde paulista, não poderíamos estar torcendo por quem, há quinze dias, havia nos eliminado da mesma competição em plena Ressacada.
Por estranho que possa parecer, não foi esta nossa torcida, torcíamos pelo já rebaixado Goiás.  E o motivo é simples, a falta de ética e respeito do treinador palmeirense e de alguns jogadores como o centroavante Kleber.
Kleber já imaginava, e declarou, desde a segunda partida frente o Atlético/MG, na fase anterior da competição, uma final contra o Independente ou LDU. Não respeitou os próximos adversários e o resultado foi aquele que sabemos.
Outro que quebrou qualquer código de ética foi Luiz Felipe Scolari, quando tirou sua equipe do campeonato brasileiro para priorizar a referida copa. Preservar alguns titulares, por questões técnicas e físicas até se pode entender, mas colocar em campo um time que nem reserva é para disputar a competição nacional é uma falta de respeito com todos os outros adversários.
A vitória goiana ontem nos deixa feliz. Não por te ganho o melhor ou não, mas sim por ter ganho aquele que agiu de maneira ética e com lisura.
Que a situação vivida entre estes dois clubes possa servir de exemplo para outros.

4 comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Só faço um reparo no teu texto, amigo. A "entregada" da seleção brasileira de volei não foi meramente um deslize ético.
Eu acompanhei esta competição e ocorre que a Itália teve a tabela manipulada a seu favor. Dias antes eles haviam dito que ganhariam este torneio de qualquer jeito. A própria CBV manifestou-se ao comitê organizador e exigiu uma nova tabela, mas não foi ouvida.
A tabela fazia a seleção da casa ir enfrentando times menores até a FINAL e o Brasil ir pegando os melhores. Quando o Brasil entregou, mudou o panorama da tabela.
A "entregada" foi uma resposta a quem devia. A gente lamenta, mas o veneno, neste caso, foi bem aplicado.

Sergio Nativo disse...

Esse Luiz Felipe Scolari é um tremendo fanfarrão, não quebrou o código porque nunca teve ética. Cara que proíbe jogador de falar com a imprensa manda seus jogadores cuspir e bater em adversário, para mim é um babaca. Só foi campeão pelo Criciúma após 12 derrotas porque pela primeira vez teve a humildade de aceitar a opinião de outros. Na eliminatória da copa do mundo só classificou porque o adversário ficou um mês fazendo turismo as nossas custas e entregou o jogo. Trocou o esquema falido das eliminatórias e adotou o esquema Argentino, e tornou se campeão mundial.
Só torço pelo Avai FC, mas fiquei feliz pela derrota (Palmeiras 1x2Goiás) do fanfarrão e a empáfia da imprensa Paulista.

djalma disse...

Falar dos outro é facil queria ver se fosse o avai que estivesse no lugar do Palmeiras sem nenhuma chance no brasileiro e podendo chegar a final em outro campeonato com um grupo pequeno tambem não pouparia jogadores? e quanto aos times que estão disputando a libertadores no inicio do campeonato tambem não colocam times mistos qual a diferença ??? Avai X Brusque semi final avai vence o primeiro jogo em brusque decide a vaga em casa quem é o favorito???
Não é falta de etica é que o futebol anda muito chato não pode isso não pode aquilo, acho muito melhor o cara falar o que pensa do que ficar com falsa modestia.

Chuleta AvAiAnA disse...

ALEXANDRE, mesmo com a tentativa de favorecimento aos donos da casa, o que ficou "manchada" foi nossa imagem. Valeu
SÉRGIO, é verdade concordamos. Abraços
DJALMA,respeitamos sua opinião, mas mesmo que fosse para nos favorecer nosso posicionamento seria o mesmo. O exemplo tem que vir de casa.
Abraços