sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vila Belmiro é manezinha

Durante anos, o campo do Santos não possuía uma denominação oficial. Era apenas o Estádio da Vila Belmiro, bairro que o abriga e que a partir dos anos 60 passou a ser chamada de "Vila mais famosa do mundo". A Vila que vai receber neste sábado (8), a sensação do Brasileirão, o nosso Avaí.

Seu nome oficial atual, Estádio Urbano Caldeira, surgiu somente em 1933, uma homenagem àquele que foi um dos maiores benfeitores do clube em toda sua história. Caldeira (1890-1933), que chegou a ser goleiro e técnico da equipe, muitas vezes era visto cortando e aparando o gramado da Vila Belmiro.

Urbano Villela Caldeira Filho, ao contrário do muitos pensam, não foi fundador e nem presidente do Santos, mas foi tão grandioso em sua passagem pela Vila Belmiro, que pode-se considerá-lo como tão importante quanto um fundador e muito mais importante do que vários presidentes que o clube já teve. Nasceu no dia 9 de janeiro de 1890. Sabe onde? Floripa ! Dizem por aí, que a família do Urbaninho, torcia para um tal de Avahy, aquele, do Arnaldo Pinto de Oliveira, não tem?

Nome: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
Endereço: Rua Princesa Isabel, 77 - Vila Belmiro
Capacidade: 20.120 pessoas
Dimensões: 105,80 m X 70,30 m
Recorde de público: 32.989 espectadores no jogo Santos FC X Corinthians, em 20/09/1964 (jogo não terminado).

Se você vai acompanhar o Leão na Vila, tirar fotos ou gravar algum vídeo,
mande pra gente !

Um comentário:

Caldeira disse...

Vou até pesquisar pra saberse não é parente. hehehehe

[]s