segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Avaí mereceu perder...

Uma derrota mais que amarga. O Lanterna tricolor bate o Avaí por 3 a 2, de virada, no Maracanã, pela 26ª rodada. O Leão aparece agora na 10ª posição, com 37 pontos.

Em um jogo que se mostrou fácil para o time do Avaí somente após o inicio da partida, o Leão acabou se complicando. Mesmo estando na frente do placar por duas fezes, o Avaí cedeu o empate e ato continuo, a virada.

A partida
O Tricolor carioca tentou pressionar o Leão no início do jogo, mesmo que de maneira desorganizada. Em uma destas tentativas de abafa Tricolor, a zaga do Leão afasta a bola com um chutão, tônica de nosso sistema defensivo durante toda a partida, e Muriqui, com muita velocidade, rouba a bola, que era dominada pelo zagueiro do time carioca, invade a área adversária e toca para o arremate fácil de Willian, 1x0 Avaí.A partida começou a ficar fácil para o Avaí, que não soube aproveitar as oportunidades que apareceram. Mas aos 12 minutos, em uma bobeira geral da zaga azurra, principalmente de Emerson, que deixou o atacante do Fluminense cruzar, e Alan se antecipou a Augusto e toca para o fundo das redes, empatando a partida.Mesmo depois do empate, o Avaí continuava melhor e aos 20 minutos Willian finaliza e a bola bate na trave. Mostrando superioridade em campo o Avaí não demora a chegar ao segundo gol. Depois de bela troca de passes entre Willian e Marquinhos, este cruza na cabeça de Muriqui, que coloca o Leão novamente na frente do placar. Avaí 2 a 1!Com a vantagem no placar e dominando o jogo, o Avaí seguiu seu caminho, até que num cruzamento para a grande área, Willian é derrubado por trás, e o árbitro nada marca. Era pênalti para o Avaí.As oportunidades não pararam por ai, Ferdinando arremata para boa defesa do goleiro tricolor e Luiz Ricardo também perde boa oportunidade.Mas a velha máxima do futebol, quem não faz leva, se fez presente no primeiro tempo no Maracanã. Aos 43 minutos, em uma falha bisonha do zagueiro Anderson Luiz, Conca rouba a bola e toca para Fábio Neves dar números finais ao primeiro tempo.

Segundo tempo
Na segunda etapa, Cuca efetua duas modificações em seu time, que seriam decisivas para a vitória da equipe Tricolor. A entrada de Adeilson e Dieguinho nos lugares de Paulo César e Marquinhos dão nova dinâmica a equipe carioca.
Aos 12 minutos em jogada pela ponta esquerda, Adeilson cruza na área, Eduardo Martini falha na saída do gol e Alan, novamente, decreta a virada na partida.
A partir da virada Tricolor, o jogo ficou muito ruim, era a equipe do Fluminense se defendendo e o Avaí sem nenhuma inspiração tentando atacar.
Nossa melhor oportunidade aparece aos 26 minutos, nos pés de Muriqui, que sozinho da cara do goleiro, não consegue fazer o gol.
O restante da partida foi resumido em cera do Fluminense e um tentativa de empate estéril do Avaí.


Individualmente
A equipe do Avaí não fez uma boa partida individualmente, nem tão pouco coletivamente.Nossa defesa falhou tudo que poderia falhar em uma só partida. Emerson e Augusto falharam no primeiro gol, Anderson Luiz de forma bisonha, falhou no segundo e para finalizar Martini falhou no terceiro gol. Luiz Ricardo não foi bem na partida e quando teve oportunidades de mostrar algo mais, não aproveitou. Eltinho foi um dos poucos que se mostrou esforçado em campo. Léo Gado e Ferdinando foram a Rio e não jogaram, nenhum dos dois conseguiu dar o suporte que a defesa precisava, e Conca jogou como quiz. Muriqui continua sendo nossa melhor opção. Marquinhos jogou o primeiro tempo bem, depois de tomarmos a virada sumiu do jogo. Willian foi o de sempre, lutador, com muita garra do jeito que o torcedor avaiano gosta.Dos jogadores que entraram durante a partida nenhum se destacou. Caio acabou tumultuando ainda mais o meio campo, facilitando as coisas para o Fluminense, Roberto entrou para atuar como ala e nada pode fazer e Leonardo pouco apresentou novamente.

Os técnicos
Silas foi superado por Cuca, nas modificações do intervalo da partida. Infelizmente para nós, o técnico não joga, pois em determinado momento do segundo tempo, faltou ao Avaí vontade de ganhar. A partida se mostrou tão fácil no primeiro tempo, que o Avaí tocava bola achando que a qualquer momento poderia chegar ao empate ou até virar a partida. A verdade é que as modificações realizadas por Silas não surtiram efeito e as duas feitas no intervalo por Cuca determinaram o que seria o resultado final da partida.

Arbitragem
O Sr André Luiz de Freitas Castro não fez uma boa arbitragem, deixou os jogadores falarem muito, não foi enérgico quando deveria ser, foi conivente com a cera feita pela equipe tricolor no final do jogo. Ele até deu cinco minutos de acréscimos, só que as paradas de jogo, além de esfriar a partida, foram superiores aos minutos acrescidos. A quem reclame de dois pênaltis a favor da equipe azurra, um no inicio da partida sobre Willian e outro no segundo tempo, em uma bola que bateu na mão do zagueiro Luiz Alberto. As penalidades existiram, mas preferimos não entrar no mérito, haja vista que a derrota é culpa única e exclusiva da falta de vontade do Avaí em querer ganhar o jogo.

Ficha técnica

Fluminense: Rafael; Ruy, Gum, Luís Alberto e Paulo César (Dieguinho); Diguinho, Urrutia, Conca e Marquinho (Adeílson); Alan Fabinho) e Fábio Neves.
Técnico: Cuca

Avaí: Eduardo Martini; Anderson (Caio), Émerson e Augusto; Luís Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e William (Leonardo).
Técnico: Silas

Arbitragem
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro-GO
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva-GO
Assistente 2: Cristhian Passos Sorenge-GO
4º Árbitro: Antônio F. de Carvalho Schneider-RJ

Cartões amarelos: Marquinho (Fluminense), Diguinho (Fluminense), Gum (Fluminense); Eltinho (Avaí), Willian (Avaí),Luis Ricardo (Avaí).
Gols:Alan, aos 15’1T e aos 13/2T, Fábio Neves, aos 43’1T (Fluminense); Willian, aos 9’/1T, Muriqui, aos 30’1T (cabeça) (Avaí)

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 19.098
Renda: R$ 113.819

Nenhum comentário: