sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um torcedor diferenciado aparecendo

Por Alexandre Carlos Aguiar

Vejo as manifestações de torcedores de outros clubes do Brasil com razoável emoção. Afinal, somos elogiados pela nossa postura e desejados como um segundo time para eles. Houve um que mencionou que “a presença do Avaí neste campeonato faz muito bem ao futebol brasileiro.”
Isso me leva a pensar na mídia e, principalmente, na local.

O principal objetivo das corporações de mídia famosas espalhadas por rádio, TV e jornais impressos é ter mentes ocupadas por um bom tempo com mediocridades, sem críticas ou elucubrações que façam a ordem natural das coisas ser contestada,. Afinal, vivem de e para seus patrocinadores, que conduzem os espectadores para a obtenção dos insumos por eles oferecidos, onde uma insatisfação pode levar a diminuir a aquisição e conseqüente rejeição deste ou aquele produto. Ou o contrário. O viés mercadológico inserido no mundo ocidental e propagado pela mídia não permite devaneios.

Por isso, os blogs avaianos hoje, no contexto da torcida do Leão, são freqüentados e aplaudidos em razão de sua estrutura crítica, contestatória, analítica e informativa, desempenhando o papel que deveria ser da mídia, e fazem o torcedor avaiano, na sua maioria (que é o que importa!) ser cada vez mais exigente em sua condição de apreciador do futebol, de modo racional e sensato. Eles estão nos tornando uma torcida de gente inteligente! É bem provável que isso construa uma mente moderna e conciliadora no seio da torcida avaiana, transformando um outrora mero e violento beberrão de arquibancada, num condutor de idéias, num fazedor de opiniões, num obstinado produtor de personalidade própria naquilo que comumente é chamado de torcedor de futebol. E é bem provável, também, que essa seja a diferença entre os torcedores avaianos e os demais torcedores dos times neste imenso Brasil.

Não sei, não conheço outra torcida (igual à nossa) que receba torcedores dos mais diversos matizes do futebol como quem recebe uma visita em sua casa. Se isso existe por aí, ainda não foi divulgado. Dessa forma, somos exemplo.
A tradicional animosidade entre torcedores no mundo da bola lá fora, aqui na Ressacada transforma-se num encontro amistoso entre diferentes, numa receptividade aos desconfiados, numa celebração da democracia. Estamos rumando a um estádio sem arquibancadas, o destino para aqueles que apreciam o futebol sem violência. Portanto, aquilo que os teóricos que estudam a mente humana dizem, que exercitar o cérebro faz bem à saúde do corpo, transformou-se em verdade no Avaí Futebol Clube graças à sua blogosfera, onde cada vez mais uma legião de críticos e pensadores proporciona aos torcedores em geral a possibilidade de exercitar seus encéfalos, conduzindo-os, assim, a se converter na melhor torcida de futebol no Brasil. E se o Brasil é o melhor do mundo no futebol, por que não, a melhor torcida do mundo.

Em razão de tudo o que expus, sinto pena da mídia local, que prefere as futricas, as fulanizações, as frases feitas, as raposadas, ao invés de investir capital intelectual (e mesmo comercial) no melhor representante de SC na elite do futebol nacional em todos os tempos. Assim sendo, a torcida diferenciada do Leão já decretou que os dias da nossa mídia estão contados.

6 comentários:

Victor disse...

Se o que vocês escrevem aqui é verdade, eu não posso dizer.
Mas é por aqui que eu acompanho a campanha avaiana, desde o início do Brasileiro.
Nem sei como vim para aqui, provavelmente procurando fotos da gostosa da Marcelle Lisboa, vai saber. Mas o que importa é que achei muito bom e sinto-me satisfeito de assinar o feed.
Até pela postura crítica como o blog se posiciona, porém inteligente, sem a crítica vazia, e acima de tudo, tentando passar a posição e aspirações avaianas no campeonato. Sem oba-oba, mas sem apedrejamento fácil.

Saudações Tricolores (cariocas)
Victor
Blá blá Gol

PS: Acompanhar o futebol de outros estados pela mídia tradicional?... putz... nem pensar. 3 vivas ao Blog da Chuleta e similares internet à fora.

Anônimo disse...

E chega a ser bizarro o comentarista que não está na mesa, mas por tudo que fala e escreve parece ser o maior discípulo do MAL, esperneando pela manifestada preferência de boa parte da torcida avaiana pelas comentários esportivos mídia de NIVEL nacional. Coitado, acha ele que produz material de maior qualidade...bom eu ainda não o vi produzir nada que tenha ultrapassado as fronteiras da ilha.

Rafael VE disse...

Tenho que concordar.

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Obrigado, Vitor!
Podemos te garantir que o que está escrito é o espelho da realidade.
Enquanto o Avaí desempenha uma boa campanha, a mídia local faz vistas grossas... Elogios só são feitos quando vem de fora, e muito a contragosto.
Enquanto isso, vamos para nosso 13°jogo em casa sem que tenha havido qualquer tumulto com os adversários.
Quanto a Marcelle, esperamos que voltes a fazer uma visitinha por aqui na segunda-feira...
Assim como esperamos continuar contando com tua colaboração.
Abraços!
Chuleta Avaiana

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Sérgio!
Aquele ali é a famosa criatura do criador...
Cópia fiel! Sem tirar nem por...
Falta-lhe originalidade e caráter.
No jogo contra o Palmeiras, deu um "carteiraço" no porteiro e entrou com mulher e dois filhos...
Está na mira da direção avaiana.
É outro semi-analfabeto que está na mídia porque o pai, em tempos ido, trabalhava na rádio...
Lamentável!
Abraços!
Chuleta Avaiana

Chuleta Avaiana disse...

Eleutério!
Tu concordas e nós também.
Abraços!
Chuleta Avaiana