terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os 2 x 2 do Avaí

O Avaí durante este Campeonato Brasileiro já obteve 7 resultados de empate com dois gols, ou seja, mais de 24% de suas partidas. Eles aconteceram na 1ª, 3ª, 18ª, 20ª, 27ª, 28ª e 29ª rodadas, contra Atlético/MG, Coritiba, Santos, Atlético/MG novamente, Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo , respectivamente.

Existem nestes jogos características bem distintas. Primeiro vamos considerar as partidas contra o Santos e Atlético/MG, na 18ª e 20ª rodadas , onde jogávamos na casa do adversário e depois de sair perdendo por dois gols, conseguimos mostrar poder de reação e empatar as partidas.

Outra visão se tem dos empates com o mesmo resultado, contra Atlético/MG na estréia das duas equipes no campeonato, o Palmeiras na 28ª rodada e finalmente o Botafogo na 29ª rodada, onde conseguimos o inverso: fizemos 2 a 0 no placar e cedemos o empate. Exceto a partida contra o Atlético, que foi em nossos domínios, os outros confrontos foram em campo adversário.

Fica claro que estes empates, absolutamente iguais, soam de maneira muito distintas. Nos empates em que saímos perdendo por dois gols e depois empatamos, são partidas em que após seu término, todos vibraram pela grande reação do nosso Leão. O jogo contra o Galo na estréia da competição foi totalmente atípico, estréia é sempre complicada.
Mas, queremos chegar mesmo é nos dois empates que ocorreram nas ultimas duas rodadas contra Palmeiras e Botafogo. Nas duas partidas depois de estarmos vencendo o jogo por dois gols, sofremos o empate.

O que chama atenção é que, nessas duas partidas, uma coisa foi sistemática. Após a feitura do nosso segundo gol, o time parou de jogar, se limitando apenas a dar chutões para frente e nosso meio campo deixou de existir. É fato que na partida contra o Alviverde, ainda tivemos oportunidades de ampliar o marcador.

Realmente, não há explicação lógica para este “apagão”, que sofre nosso time quando chega ao segundo tento nas partidas. O certo é que deixamos de conquistar pontos preciosos por conta dele.

Mas, mesmo desta maneira, aguardamos ansiosos a próxima partida em que vamos estar vencendo por dois gols de diferença para ver se o adversário consegue chegar ao empate. Ou, quem sabe, o Leão deslancha e aplica mais uma goleada... Vamo, vamo Avaí

Nenhum comentário: