quarta-feira, 14 de outubro de 2009

País do futebol, será?

A edição deste mês da Revista Super Interessante, traz em sua seção Banco de dados, assinada por Henrique Ribeiro, uma matéria no mínimo, curiosa: Na terceira divisão. Diz o autor:

"Ninguém discute que futebol é o esporte mais popular no Brasil e no mundo. Mas o que você talvez não saiba é que o Brasil pode não ser o país do futebol e que esse esporte está longe de ser um bom negócio. A não ser para os jogadores estrelas e para as emissoras de TV. "

Vamos aos dados, pra lá de interessantes:

  • 1,4 bilhão de reais é a soma das receitas dos 21 principais times de futebol do Brasil. Se estes 21 times fossem uma empresa, ela seria a 130ª no ranking corporativo nacional. A divisão geográfica desta receita é a seguinte:

    São Paulo: 40,2% – 570 milhões, 668 mil reais.
    Rio de Janeiro: 20,3% – 287 milhões, 742 mil reais.
    Rio Grande do Sul: 17% – 241 milhões, 206 mil reais.
    Minas Gerais: 10,7% – 151 milhões, 701 mil reais.
    Paraná: 7,1% – 99 milhões, 430 mil reais.
    Santa Catarina: 2% – 28 milhões, 322 mil reais.
    Pernambuco: 1,4% – 19 milhões, 756 mil reais.
    Bahia: 1,3% – 18 milhões, 882 mil reais.
  • Todos os times brasileiros juntos representam 0,048% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Só Barcelona e Real Madrid correspondem a 0,062% do PIB espanhol.
  • 1176 jogadores trocaram clubes brasileiros por estrangeiros em 2008. 659 fizeram o caminho inverso.
  • A TV Globo paga 400 milhões de reais por ano pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro da 1ª divisão. 116 milhões é o preço de cada uma das 5 cotas de patrocínio vendidas pela emissora para o futebol de 2010.
  • 380 mil brasileiros são sócios-torcedores de seus respectivos clubes e pagam mensalidade média de 20 reais. 26% destes sócios torcedores são do Inter de Porto Alegre.
  • 40 mil reais é o custo médio anual da manutenção de um jogador de categoria de base no Brasil.
  • 1,1 milhão de reais é o rendimento mensal do ronaldo Fenômeno, jogador mais bem pago do futebol brasileiro. 80% deste valor vem de patrocínios e apenas 20% do Corinthians.
  • 250 milhões de reais foi o valor pago pelo Real Madrid ao Manchester United para adiquirir o futebol do português Cristiano Ronaldo. Nem todo o faturamento de Flamengo e Corinthians juntos no ano de 2008 (235 milhões de reais) daria para comprar os direitos do CR7.
  • 39,5 bilhões de reais é o investimento previsto para a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
  • Na Europa, 169 pessoas desistem de se matar em ano de Copa do Mundo.
  • 715 milhões de pessoas assistiram pela TV a final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. 4 vezes mais que a audiência da última edição do SuperBowl (final do futebol americano que tem o segundo mais caro da publicidade televisiva mundial).
  • 265 milhões de pessoas jogam futebol no planeta. Isto representa 4% da população mundial. Destes 265 milhões de praticantes, 26 milhões estão na China, país com maior número de futebolistas no mundo. No Brasil são 13 milhões de praticantes.
  • 19% da população alemã joga futebol. No Brasil este número é de 7%.
  • A Inglaterra possui 40 mil times de futebol. O Brasil tem 29 mil.
  • O maior estádio de futebol do Mundo fica na Coréia do Sul (na matéria da Super Interessante saiu Coréia do Sul, mas na realidade o estádio em questão é o Rungrado May Day, na cidade de Pyongyang na Coréia do Norte) com capacidade para 150 mil espectadores. No Brasil o maior estádio comporta 87 mil pessoas.
  • O último campeonato alemão teve média de público de 41 mil, 904 espectadores. No último Brasileirão a média foi de 16 mil 992 pessoas por partida.

2 comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Interessante essa análise. Mas é bom sempre se associar com os aspectos culturais envolvidos e não apenas pelo viés mercadológico.
O futebol, no Brasil, pode não dar dinheiro, mas é uma tradição absurdamente arraigada.

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Concordamos contigo, Alexandre!
Mas a reportagem traz dadas que ninguém poderia imaginar.
Abraços!
Chuleta Avaiana