sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Manual do pensamento crítico

Por Alexandre Carlos Aguiar

Em função das (boas!) falas de Silas, contestando o comportamento da mídia, o chororô dos nobres senhores das letras é de que o nosso técnico foi infeliz e ingrato com eles, uma vez que a imprensa sempre elogiou quando podia e criticou quando devia. Os jornalistas daqui da terra afirmam que dizem o que querem porque entendem daquilo. E que apelam sempre para o pensamento crítico.

Mas, afinal, que diabos seria esse tal de pensamento crítico?

Uma maneira adequada de defini-lo é que se trata de uma análise coerente e criteriosa das informações que recebemos, de forma que se consiga embasar nossas ações e crenças em fundamentos concretos. É uma garantia de afastarmos as ilusões, enganações, superstições e mentirosos de toda a ordem.

Todos nós já fizemos isso, não é mesmo? Todos nós já usamos o pensamento crítico. Nenhum de nós nunca, de maneira alguma:

- seguiu a sabedoria popular (ou o "todo mundo sabe que...").
- acreditou em boatos.
- seguiu sua "intuição".
- seguiu as palavras de uma "autoridade" (política, religiosa, ...)?
- seguiu preceitos religiosos.
- jogou uma moeda na hora de tomar uma decisão (contou com a sorte).
- pediu conselhos a uma vidente, ou similar, ou ao horóscopo.
- evitou pensar em um assunto, afastou os maus pensamentos para tomar uma decisão.

O que? Você aí, que está lendo isso, em algum momento já fez alguma destas coisas? Então, meu amigo, perceba que quanto mais itens desta lista você cumpre por dia, mais suas conclusões acerca das coisas que te envolvem estão afastadas de um pensamento crítico. E os jornalistas da terra cumprem isso? Ouça-os ou leia-os e tire suas próprias conclusões.

Silas os chamou de ignorantes exatamente por não seguirem estas regrinhas. Errou o Silas?

5 comentários:

George disse...

Caro Alexandre, os "nobres senhores das LETRAS" foi sensacional, hehehe. Respondendo: o Silas acertou - como sempre. Não há quem aguente, para sempre, as críticas baseadas em rancor e inveja (sim, o Silas aparece mais do que eles, os dinossauros). Sugiro o envio do teu texto ao e-mail da redação do Diário Catarinense. Tá na hora de acabar com esse amadorismo. O Avaí é grande. Abraços e parabéns pela coragem. Estou contigo.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

George, eles lêem os nossos textos, tenha certeza disso. E o PUM, o Pensamento Único da Mídia, é de considerar que as nossas manifestações são passionais e carregadas de apelo de torcedor.
Eles pensam o que querem, dizem o que querem e não dão a mínima para o torcedor.
Mas eles lêem. E têm que engolir.

Anônimo disse...

A dupla "Debi & Loide", que apresenta um programa as 19:00 horas na Tvcom, cujo nome meu subconsciente bloqueou no momento, não se conforma com as palavras do Silas. Fazem frequentemente ironias e piadas sem graça. E mais, se acham! O Silas deu um banho - o Marquinhos também!
Abraços - Luiz Valério

Blog da Chuleta Avaiana disse...

É isso aí, George!
A Chuleta enviou!
Bela sugestão.
Abraços!
Chuleta Avaiana

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Luiz Valério!
O morador da Agronômica, que mexe no cabelo como se fosse uma donzela, pensa que é catedrático.
Enquanto o morador do subúrbio, que obedece a PM, precisa fazer uma operação no nariz, tamanho é sua imbecilidade em comentar as coisas avaianas.
Por essas e outras, a RBS perde credibilidade.
Abraços!
Chuleta Avaiana