Calma ! A decisão é somente para o quadro de árbitros do Brasileirão e Copa do Brasil. Como a própria notícia traz, "os veteranos são bem-vindos nos times do País". Ainda. Esse ingresso ou reingresso no quadro nacional de árbitros para estes campeonatos, tinha o limite de 35 anos. Uma medida polêmica.
''Ela só vai prejudicar a carreira dos árbitros. Não faz sentido. Vários auxiliares e juízes já querem abandonar a carreira, já que quem tiver mais de 30 anos e não fizer parte do quadro nacional só pode apitar jogos dos estaduais, que duram apenas três meses'', declarou o presidente da Federação Pernambucana, Carlos Alberto de Oliveira.
A circular com as novas diretrizes para entrar no quadro da CBF foi distruibuída em dezembro. Segundo o documento, os árbitros devem ter, no mínimo, 21 anos completos e, para ingresso ou reingresso, 30 anos, no máximo. Precisa ter sido aprovado nos testes físicos e na avaliação teórica elaborada pela comissão de arbitragem da CBF, e atuado em partidas da 1. Divisão nos últimos dois anos. A resolução não afeta o árbitro com mais de 30 anos que já faça parte do grupo. ''Mas, se ele não passar no teste físico, será cortado do quadro nacional e pode ter de encerrar a carreira'', argumentou o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação do Rio, Jorge Rabello. ''A ruptura de cinco anos (de 35 para 30 anos) é um desastre'', afirmou. ''Em países da Europa, os árbitros começam até com 16 anos''.
Na visão do ex-árbitro Antônio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Goiana, a faixa entre 28 e 33 anos é o momento da afirmação profissional. ''Isso vai matar muitos valores''.
Já o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista, coronel Marcos Marinho, afirmou que a medida vai afetar pouco os árbitros de São Paulo. Dos 16 que serão indicados, apenas dois estão ingressando. E até concorda com a determinação. ''No futebol moderno, o grau de exigência é muito grande. O árbitro precisa acompanhar todos os lances em cima. Então, a idade pesa'', explicou. Marinho concorda, porém, não haveria nenhum problema se a idade fosse de 35 anos.
A CBF informou que tomou essa decisão para renovar o quadro nacional de arbitragem.
Qual sua opinião ?
Fonte: Site Rádio Gol / foto: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário