quinta-feira, 18 de março de 2010

Saiu da caixa!

O torcedor avaiano foi brindado na tarde desta terça-feira, com uma mensagem do homem de Gestão e Marketing Esportivo, João Henrique Areias.

Segue a mensagem na íntegra, para depois tecermos algumas considerações:

“Após 5 semanas convivendo com os colaboradores e a diretoria do Avaí, pude entender como este clube saiu da série B em 2008 e alcançar o sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009.

Comandados pelo presidente Zunino, empresário de sucesso em Santa Catarina, um grupo pequeno de funcionários e diretores, com garra, desenvolveram projetos que lhes rendeu o Top de Marketing da ADVB-SC 2009. Agora estão buscando um selo de qualidade organizacional, o ISO 9000.


Bem, estamos ajudando a estruturar o Departamento de Negócios (marketing, comercial e comunicação) e criando alguns novos produtos, como o Clube dos 30, que será detalhado no próximo post. Também estamos buscando uma empresa para dar nome ao estádio (naming rights) e o patrocinador máster do clube.
Até o próximo post!
Areias”

Basicamente, Areias apontou quatro novidades. A primeira delas, que está “ajudando” a estruturar o Departamento de Negócios avaiano, que trata do marketing, do comercial e da comunicação. Soa estranho a colocação de Areias, já que além do pessoal do próprio clube, as empresas Marcca Comunicação, de bem sucedida campanha “Nosso Amor É Azul”, e a Midiaweb, da “Sócio Coração”, estavam ou estão atuando no bairro Carianos.

Provavelmente, tenham adotado aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor do que uma...

Mas, após os estragos causados pela movimentação do marketing avaiano no final do ano passado, trazendo conseqüências ainda não avaliadas, o que se vê é que nada foi feito em nome do cliente maior: o torcedor avaiano.

A segunda novidade trata-se da criação de um produto denominado Clube dos 30, que nada mais é do que formar um grupo para buscar os interesses avaianos, e de outros clubes brasileiros, para confrontarem o famoso, ou famigerado, Clube dos 13, principalmente no que concerne as divisões das cotas de televisão. Como é de conhecimento público, a divisão do que paga a detentora das transmissões, a Rede Globo, é extremamente desproporcional, beneficiando clubes dos grandes centros, como Flamengo, Vasco, Corinthians e Palmeiras, por exemplo, em detrimento a clubes recém chegados à Série A, como é o caso do Avaí, sexto colocado no último Brasileiro.

A terceira boa nova que Areias lançou, é o rebatizado da Ressacada, conhecido como naming rights, que nada mais é do que o direito que um determinado parceiro teria em dar o nome a um empreendimento ou espaço físico, quando compram ou alugam, colocando o nome do eventual parceiro, que viria para aportar um bom numerário no cofre do Avaí. Boa idéia para conseguir um reforço ao cofre, mas, para o avaiano, o estádio vai ser sempre a Ressacada.

Ainda no embalo do naming rights, na área esportiva o mais famoso foi o batizado da Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, em Curitiba (outra vez o Atlético-PR em nossas vidas...). Quando de sua construção, o clube paranaense assinou um contrato com uma empresa multinacional de documentos digitais, a Kyocera Mita América, e o estádio foi chamado, até abril de 2008, de Kyocera Arena. No ramo cultura, em São Paulo, o mesmo acontece com casa de espetáculos Credicard Hall, assim como no Rio de Janeiro, o Citibank Hall, que colocam seus nomes em casas já consagradas.

A quarta e última “novidade”, é uma novela que vem atrapalhando até mesmo a confecção das camisas do clube pela Fanatic. Estão buscando o patrocinador máster do clube, aquele que viria para substituir a Pauta, dos anos anteriores. Claro que o trabalho para conseguir um bom patrocinador não começou agora, com Areias. Muito já se especulou, de banco a empresa de eletrônicos, abastecendo em postos de combustíveis. Mas nada se resolveu e as camisas com os nomes dos jogadores, bem como com o novo patrocinador, esperarão um pouquinho mais...

Haja marketing para tudo isso!

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