sexta-feira, 9 de abril de 2010

O tempo passa, o tempo voa...

Diz uma antiga propaganda do extinto Banco Bamerindus, que “o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa...”

Vamos entrar em mais um final de semana de abril e nosso Avaí Futebol Clube continua sem o patrocinador master na camisa. Como se sabe, a Pauta saiu tendo em vista que o “produto” agora é outro e a empresa do Zé Damian não poderia arcar com tal ônuas.

O que nos chamou atenção esta semana, foi a entrevista concedida ao repórter Arthur Virgílio, do bom InfoEsporte, por João Henrique Areias, consultor de marketing esportivo, e que se propagou por vários blogs avaianos.

A entrevista é longa, editada em seis partes, com mais de 45 minutos. Como assistimos, vamos tecer alguns comentários, ao invés de apenas jogar confetes no empresário carioca.

Parte 1

Na primeira parte, João Henrique Areias explicou sobre a divisão de verbas entre os clubes do futebol brasileiro, dividindo-os em quatro grupos. Os que arrecadam acima de 100 milhões, os que arrecadam entre 50 e 100 milhões, os que arrecadam entre 25 e 50 milhões e, onde está o Avaí, aqueles que arrecadam até 25 milhões.

Até aqui, um panorama conhecido por todos.

Sua incumbência é arrumar fórmulas para que o Leão sai desse patamar de “primo pobre” do futebol brasileiro.

Disse ainda, que só na Ressacada, com o estádio, o Avaí arrecada mais do que a própria cota de televisão, o que vem a ser a grande novidade para o torcedor avaiano.



Parte 2

Areias comenta sobre o planejamento do prof. Enio Gomes, que já vem sendo implantado ao longo dos últimos anos.

Comentou que a estrutura do Avaí será mudada. Haverá um presidente executivo, que este homem, hoje, é Nerto Laudelino Machado, pessoa de confiança do presidente João Nilson Zunino, tanto na Santa Luzia quanto no Avaí. Na área fim, o futebol, fica Moisés Cândido dos Santos. No apoio, Luciano Corrêa, com RH, financeiro e toda parte que dá respaldo às outras. E uma área de negócios, assumida temporariamente por ele, até que se forme alguém.

Assim como em outra ocasião, dito por outras pessoas, Areias citou o caso do Real Madrid, fazendo um paralelo com o Avaí. Certamente, deve ter guardado suas devidas proporções...

No mesmo bloco, sem ser incisivo, admitiu que a campanha “Sócio Coração” teve um “problema de comunicação”. Disso, ninguém duvida, nem precisaríamos de um consultor de marketing para dizer algo assim...



Parte 3

Nessa parte, Areias aproveita para enaltecer o que encontrou no Avaí, no que concerne ao marketing. Revela, também, sua ligação ao jogador Sávio, seu cliente e “quase” parente.

Menciona a imagem de atletas, que será explorada pelo marketing avaiano, tirando por base o que aconteceu ou deixou de acontecer com a chegada de Sávio.

Falou ainda sobre o lançamento do “Passaporte Azul”, que proporcionará que um seleto e pequeno grupo de torcedores, viaje com o Avaí. A idéia é interessante, mas há que se questionar se não tiraria o foco nas competições. Vale lembrar, o que aconteceu em Maceió, na campanha de acesso. Torcedores foram em grande número para a capital alagoana e visitaram o elenco avaiano no hotel, gerando muitas reclamações do então técnico Silas.

Sobre sua permanência no Avaí, a princípio por 3 meses, talvez fique até o final do ano. Mas a que custo, perguntaria o torcedor? Quem paga essa conta? Se o Avaí ainda não tem seu patrocinador máster, percebe-se que está “investindo” um bom dinheiro na consultoria, porque, evidentemente, Areias não está aqui só pela simpatia de João Nilson Zunino...



Parte 4

Mencionou que está tratando com algumas empresas sobre o novo nome da Ressacada, o “naming rights”, mas reclamou que a mídia boicota esse tipo de situação. Além disso, diz que trouxe um “decorador” para dar novo visual à Ressacada, com o intuito de prepará-la para o possível novo patrocinador. Citou exemplos, do quem pode vir a colocar o nome no estádio do Avaí, como Ambev, com Brahma, Antarctica, Pepsi, ou Fenza, com a Coca, Kaiser, e até a Schincariol. Mas, por enquanto, são alternativas.

Diz que para isso, há que se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.



Parte 5

Sobre o patrocinador master, disse que pediu apoio a alguns empresários avaianos para que abrissem portas junto ao seus clientes. O valor gira em torno de R$ 400.000,00 por mês. Citou, por exemplo, a Globovel abrindo a conversa com a Renault, a Koerich com empresas de eletro-eletrônicos e assim por diante.

Por questões óbvias, nenhum nome concreto foi citado.



Parte 6

Na última parte da entrevista, Areias diz que ano que vem, será contratado um craque e que a torcida é quem pagará, através da compra de camisas. Fala em vender 60.000 camisas.

Levando-se em consideração que nossa torcida vem tendo uma média de 5.000 torcedores no estádio, entendemos que Areias teve uma visão muito otimista sobre a venda de camisas.

Além disso, diz que a marca “Fanatic” foi um grande negócio para o Avaí e que a mesma terá sua estampa modificada e reduzida.

Que se contrate um craque, evidentemente que a torcida deseja. Tivemos um time de jogadores extremamente habilidosos no ano passado, como Marquinhos e Muriqui. O que nos preocupa, é que se traga outro jogador com um excelente marketing, mas que vem tendo atuações discretíssimas, como acontece este ano.

Pelo visto, Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho, o todo poderoso da LA Sports, encontrou um concorrente na contratação de jogadores dentro do próprio Avaí...


__________________________

Passados todos esses minutos com atenção voltada ao consultor de marketing do Avaí, resta ao torcedor avaiano rezar para que tudo dê extremamente certo, principalmente no que concerne ao patrocinador master, naming rights, Clube dos 30, passaporte azul, porque, por enquanto, tudo parece estar numa fase ainda muito embrionária, e o Campeonato Brasileiro começa no próximo dia 8 de maio...

Assista aos vídeos e tire suas próprias conclusões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nota 10.
o primeiro passo eh reforçar o time p o brasileiro.

[]s
Fábio

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Obrigado, Fábio!
Sem dúvida, precisamos reforçar o elenco para o Brasileiro.
Mas, pelos devaneios do nosso marketeiro, as coisas vão demorar um pouco.
Segundo o Luiz Alberto, além de Pará e Diogo, devem chegar mais 3 jogadores.
Abraços!
Chuleta Avaiana