sábado, 22 de maio de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02
Sou mais o Avaí!
Em que pese o Vasco da Gama vir de uma derrota e um empate, de estar na zona do rebaixamento, e o Avaí estar brilhantemente na segunda colocação, o jogo não será fácil. Confesso que até imaginei um panorama mais tranqüilo, mais fácil para o Avaí. Mas, as contusões de Pará e a incerteza de poder contar com Uendel, me deixou um pouco mais apreensivo.

Não creio que o estreante Celso Roth consiga fazer grandes diferenças com o elenco que tem à disposição. Vejo um Avaí mais sólido, mais estruturado, enquanto o Vasco da Gama parece ainda estar buscando seu melhor futebol.

Hoje em dia, não se ganha mais jogo no nome ou na camisa. É bom lembrar, os cariocas estão vindo de uma Série B, e o Avaí foi o sexto colocado na Série A do ano passado. Mais do que nunca, vale o ditado popular, de que o futebol é jogado e o lambari é pescado.

A sobrinha querida...
Sempre tive um relacionamento de muita provocação com o Ivens Wagner de Abreu, tudo, claro, em função de torcermos por times rivais. Mas, apesar de todas as provocações, sempre houve um grande respeito entre ambos, na nossa vida privada.

Com o tempo, conheci seu irmão, Durval de Abreu Filho, mais conhecido como Abreuzinho. Corintiano e paulistano como o irmão, Abreuzinho adotou, na Ilha, as cores do Leão para torcer. E mais do que isso, no melhor estilo que diz que o fruto não cai longe da árvore, sua bela filha, Nathalya de Abreu, é avaiana.

A introdução é para dar um beijo no coração da Nathalya, a avaiana, que hoje completa seus 13 aninhos de alegrias, filha do Abreuzinho e da Gisely Machado. Parabéns! Felicidades!

Atrevido!
Um torcedor do time além pontes, aquele que está na Fila, chegou perto de mim e disse em tom debochado: “Te cuida! O Rafael Coelho vai balançar as redes da Ressacada no domingo...”

É impressionante a preocupação deles para com as coisas do Avaí. Deve ser muito ruim, com toda a soberba que eles tem, torcer por um time de Série B e ter que acompanhar a Série A no sofá da sala...

Creio que deveriam se preocupar com o time deles, que vai enfrentar o Coelho, de Minas Gerais, hoje. E se ele lembrou do goleador de Ponta das Canas, eu lembro do artilheiro Jandson, o sergipano ídolo do blogueiro Bruno Carvalho, do Resistência Avaiana e do Avaímania.

Só por curiosidade, quem também está no América-MG é o lateral Zé Rodolfo, lembram? Além dele, figuras conhecidas como Euller e Fábio Júnior. Não! Não é o cantor...

Dupla da boa!
Na foto, de boné, seu João Artur Mariano, nascido em 21 de maio de 1932. Ontem, completou seus 78 anos de vida. É o morador mais antigo do bairro Forquilhinhas, em São José, onde nasceu.

Casado com dona Teresinha, aparece ao lado de um jovem rapaz, seu filho, Jade Mariano, no famoso treino dos 5.000 torcedores. Jade, que anda um tanto quanto mandrião, é o responsável pelo blog Coração de Leão. São avaianos de primeira linha! Nosso abraço!

Deu Intelbrás!
Como era intenção do presidente João Nilson Zunino, o patrocinador master é Catarinense. A Intelbrás estampará sua marca até dezembro de 2011, num belo contrato para ambas as partes, com cláusula de renovação.

O Avaí volta a ter uma empresa genuinamente Catarinense, como foi na época da Portobello, e, tudo indica, começará mais uma fase vitoriosa. Desejo, em nome da coluna e dos companheiros de Chuleta Avaiana, que essa parceria de fortifique ainda mais, e dure por longos anos.

Sábado no Ribeirão “Azul” da Ilha...
O final de semana chegou e com ele momentos de descontração. O casal sorridente, a bela Kênia e nosso presidente da Chuleta Avaiana, Ronaldo César Leal, num dos redutos mais avaianos do Ribeirão da Ilha, o restaurante Ostras & Ostras Coisas, dos amigos e avaianos Zé Reinaldo Fleming e Guilherme.

Hoje é dia de som ao vivo com o Zico, além de uma promoção de peixe frito com pirão de nylon e um caldinho de peixe de entrada, prato tradicional do Ribeirão da Ilha, por R$ 16,00. Coisa de cinema!

Aliás, de cinema é o visual do deck, onde o casal 20, Kênia e Ronaldo, está acomodado... Apreciando a Baía Sul, com as praias de Palhoça à frente.







Quebrou a cara!

Aquele filósofo contemporâneo, que no início da semana teceu comentários sobre o novo patrocinador master do Avaí, inclusive arrotando valores sobre o contrato, se deu mal. Disse que o patrocinador não seria catarinense, nem seria nos valores que o Avaí pretendia. Fez chacota com o que não lhe cabe.

Vai passar o final de semana tentando arranjar justificativa para seu “furo furado”. Ou seria uma questão de falta de assessoria?

Belo monitoramento
O árbitro de domingo será o moço da camisa amarela, Wilson Luiz Seneme, de São Paulo e da FIFA. Seus auxiliares serão Emerson Augusto de Carvalho/SP e Dante Mesquita Júnior/SP. O 4º árbitro será José Acácio da Rocha/SC.

Um site vascaíno, informa que Seneme apitou 22 jogos do Vasco da Gama, e o time carioca venceu em 13 oportunidades (59,09%), empatou seis vezes (27,27%) e perdeu apenas 3 vezes (13,64%).

Vamos ficar de olho!

Fim de semana é longo!
A programação do final de semana será longa e culminará com o jogaço de domingo, às 18h30min, Avaí x Vasco. Mas, até lá, muita água há de passar por debaixo da Hercílio Luz e muitas geladas serão apreciadas.

E como diria Vinicius de Moraes, “porque hoje é sábado”, estarei no Baron para dar início aos trabalhos etílicos e gastronômicos deste final de semana.

Na foto, numa noite fria, da esquerda para a direita: Baron, eu, Carioca, e o xará Couto.

Prosit!

Saudações AvAiAnAs!

8 comentários:

Jade disse...

Olá meu Camarada André

Agradeço em nome de meu Pai pela lembrança e pelo registro.
Quanto ao “mandrião”! Especificamente falando...
Estás coberto de razão.

Grande Abraço

Jade Mariano

Anônimo disse...

Coisa gostosa deparar com uma leitura tão rica, cheia de informações, mostrando conhecidas figuras avaianas. Parabéns André,
Esse teu post me encheu de alegria neste sábado.

Saluti celesti

Guilherme Flemming disse...

dalhe andre!!!!
obigado pela lembrança
quem acompanha tua coluna diariamente como eu sabe que ela esta ainda melhor, sem censura, e com espaço a vontade para o amigo dar suas opiniões
grande abraço

decio disse...

André, todos os blogueiros avaianos estão cometendo uma baita injustiça com o José Mendes Damian, da Pauta, patrocinador por dois anos do Avai e justamente o que acreditou antes do Avai subir para a série A. A Pauta é empresa genuinamente catarinense, começou a 20 anos no Kobrasol e hoje com filiais em 4 estados. A Pauta é catarinense e isso é o que impauta.
abs
sardá

Chuleta Avaiana disse...

Jade!
Uma figura como tu, com comentários independentes, não pode ficar tanto tempo "escondido".
Quanto ao teu pai, é sempre bom lembrar de pessoas amigas.
Abração!
André Tarnowsky Filho

Chuleta Avaiana disse...

Seu Cunha!
Obrigado pela generosidade em suas palavras.
Quanto as conhecidas figuras avaianas, está faltando a foto do amigo. Que tal?
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Chuleta Avaiana disse...

Obrigado, Gui!
É bom saber que o amigo está nos acompanhando aqui na Chuleta.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Chuleta Avaiana disse...

Décio!
Estás coberto de razão.
Na época das vacas magras, ninguém queria entrar no vácuo deixado pela Portobello, papel que coube a Pauta.
Abraços!
André Tarnowsky Filho