domingo, 16 de maio de 2010

Descendente chique!

O jogo desta tarde no estádio Augusto Bauer, em Brusque, valendo vaga à semifinal para o Avaí e com o time da casa já garantido na próxima fase, coloca em campo o herdeiro do vovô do futebol Catarinense, o Carlos Renaux. Com a extinção do futebol profissional do Renaux e de seu rival alviverde, o Paissandu, surgiu o Brusque, no ano de 1987.

Em outra lambuja dada pelo pesquisador e conselheiro do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Brusque já disputaram 62 jogos, sendo que o Leão leva uma grande vantagem sobre o time da Capital Têxtil de Santa Catarina.

O Avaí venceu em 31 oportunidades, ocorreram 19 empates, enquanto o Brusque comemorou a vitória por 12 vezes. Além das 19 vitórias a mais que seu adversário, o Avaí também fez a rede brusquense balançar mais vezes. São 95 gols marcados pelo Leão, enquanto o Brusque chegou ao gol por 64 vezes.

Este ano, será o quarto confronto entre as duas equipes. Os outros três jogos foram pelo Campeonato Catarinense, conquistado pelo Avaí, com três vitórias avaianas: 3 a 0 na estréia do primeiro turno, na Ressacada; 2 a 0 na estréia do segundo turno, no Augusto Bauer; e, 4 a 3, na semifinal do returno, na Ressacada.

Além do último jogo ter sido decisivo, Avaí e Brusque decidiram o Catarinense em apenas uma oportunidade, quando o Brusque foi campeão Catarinense de 1992. O Avaí havia vencido o primeiro jogo da final, 1 a 0, na Ressacada, e foi decidir o campeonato em Brusque. O time da casa venceu o Leão por 2 a 1, no tempo normal, e na prorrogação, fez 1 a 0, ficando com o título.

Por mais estranho que possa parecer, no ano seguinte, 1993, campeão e vice foram rebaixados para a segunda divisão no futebol de Santa Catarina.

Mesmo não valendo título, uma vitória avaiana ou um empate, e os dois seguem para a semifinal.
Vamo, vamo Avaí! Foto: Internet

Nenhum comentário: