quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tradição em campo!

Nosso adversário na semifinal do turno do Copa SC de 2010, é descendente do Azul-e-Branco Comerciário, da cidade de Criciúma. O time da Capital do Carvão, com o tempo, mudou de cores, passando para o preto, amarelo e branco, além de ter adotado o nome da cidade, para agregar simpatias, já que a cidade, em outras épocas, chegou a ter seis times.

A história do duelo entre Avaí e Criciúma, começou com uma vitória do time do Sul do Estado, por 2 a 0, em 21 de maio de 1978, em jogo realizado no Estádio Heriberto Hülse. No jogo mais recente entre ambos, vitória do Leão, 1 a 0, na Ressacada, no dia 13 de março deste ano, válido pelo segundo turno do Campeonato Catarinense, em que o Avaí sagrou-se bicampeão.

Segundo dados apresentados pelo pesquisador e conselheiro do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Criciúma já disputaram 144 jogos, sendo que o Tigre leva uma vantagem considerável sobre o Leão. O Avaí venceu em 45 oportunidades, ocorreram 36 empates, enquanto o Criciúma comemorou a vitória por 63 vezes.

Além das 18 vitórias a mais que seu adversário, o Tigre também fez a rede avaiana balançar mais vezes. São 200 gols marcados pelo Criciúma, enquanto o Leão chegou ao gol por 165 vezes.

O jogo de hoje abre um novo capítulo nessa história. Avaí e Criciúma só se enfrentaram nas cidades de Florianópolis e Criciúma, nos estádios Adolfo Konder, Orlando Scarpelli, Ressacada e Heriberto Hülse. É o primeiro jogo fora das duas cidades e dos estádios citados.

O árbitro desta noite será o mesmo que apitou o empate em 2 a 2, no primeiro turno do Catarinense deste ano, jogo realizado em Criciúma, Célio Amorim.

Em nível nacional, o Tigre, que já foi campeão da Copa do Brasil, em 1991, está na Série C, enquanto o Avaí disputa o segundo ano consecutivo a elite do futebol brasileiro,a Série A.

Na Copa SC deste ano, as coisas também estão melhores para o Avaí: venceu o Metrô por 3 a 2, em Blumenau, ao Juventus por 3 a 0, em Camboriú, e perdeu para o Brusque, 3 a 1, na casa do adversário. Já o Criciúma não teve o mesmo desempenho: perdeu para o Brusque, 3 a 1, em casa, perdeu para o Metrô, 2 a 1, em Blumenau, e venceu o Juventus, 4 a 0, em casa. Por isso mesmo, um empate basta para o Leão avançar na competição.

Vamo, vamo Avaí!

Nenhum comentário: