quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02
Um copo vazio...
Estava no programa do Fábio Machado, o autêntico, quando chega, sempre em cima da hora, o esbaforido Renato Pires. Trocamos cumprimentos e o professor Renato levantou uma “lebre” de que havia um recado para mim, nas entrelinhas de um blog...

Como tive dois dias, segunda e terça, de “profunda” dedicação profissional, mal pude dar conta da coluna e colaborar com o blog Chuleta Avaiana, não percebendo quem “gostaria” de falar comigo, ou deixar algum recado...

Mas, pelo que foi conversado, esbarrei meu pensamento numa música pouco conhecida e tocada nas rádios: “Copo vazio”, do Tricolor e carioca Chico Buarque de Holanda.

Nesse tempo em que estive num jornal, com a titularidade de uma coluna, bem como ensaiando alguma coisa neste blog, pude encontrar muitos rostos e mentes vazias, aquelas que se vislumbram apenas e tão somente por ver o Azul-e-Branco jogar.

De olhar incerto, de atitudes titubeantes, fazem de seu jeito uma forma própria de seguir seu próprio caminho. E com eles, subimos e galgamos novos postos, novas posições num mundo excitante, chamado futebol.

Mas, não discutem preço de ingresso, nem de mensalidade. Não discutem se é jogador do Avaí, nem se é da parceria. Não questionam se somos apaixonados, nem se somos diletantes.

Porém, fato é que, o sentimento dessa gente, exatamente como somos nós, com nosso amor, nossa paixão, é coisa que todos os homens de marketing, ou todos os que se intitulam ser, ainda não aprenderam a entender o que é ser “avaiano”, aquele torcedor sem horário, inserido em cada um que frequenta nossa cada vez mais bela Ressacada...

Confundem tudo: do tolo apaixonado ao torcedor racional, do frio calculista ao apaziguador de todos os jogos e lances...

Perguntaria, sem o menor escrúpulo: quem, desses teóricos, verborrágicos, intelectualóides funcionais, acompanhou algum jogo do Avaí na Série C? Quem acompanhou o Avaí na Série B? Provavelmente, muito poucos...

Ocorre que, agora que estamos na Série A, sabemos bem os degraus que tivemos que subir, aparece uma série infinda de bons moços, “com relevantes serviços” prestados à nação...

Não me embriago com pouco, nem tolero bebida de má procedência. A vida, e o Avaí, são maiores do que eu. Mas, minha vida, vivo eu! E felizmente ou infelizmente, carrego comigo a certeza dos que não se curvam por besteiras ou picuinhas, vindo dos que justificam suas infelicidades ou frustrações, com o futebol, nem mesmo me curvo aos oportunistas de plantão.

Com jornal ou sem jornal, com coluna ou sem coluna, sigo a mesma pessoa. Pago minha mensalidade e sento na minha cadeira.

Infeliz daquele que vê no futebol, apenas 22 jogadores correndo atrás de uma bola...

Infeliz daquele que não percebe, que um copo vazio, está sempre cheio de ar...
Foto: Internet

Hoje tem Leão em Jaraguá do Sul!
Está programado para hoje, com arbitragem de Ronan Marques da Rosa, o jogo entre Juventus x Avaí, válido pela segunda rodada do returno da Copa SC. Aliás, o jogo e a arbitragem, sem querer ser repetitivo, já foram anunciados aqui na Chuleta Avaiana, ontem.

A questão não é saber se o Leão entra em campo, ou se será o Leãozinho, ou o time Júnior, ou sei lá o que...

A questão é: quem vestirá o manto Azul-e-Branco?

O site do Avaí nada traz de oficial. De ouvi dizer, não posso nem vou escrever.

Questionei aqui, sobre essa folga dada aos atletas do time principal. Mas, não somos cegos nem idiotas: quem faz parte do time principal? Quem continuará no clube? Quem continuará no DM?

Pelo visto, essa cortina de fumaça, de manter um elenco tão grande, começa a perder força. Depois de hoje, sobrarão mais dois jogos, contra Brusque e Criciúma.

Até semana que vem, quando os “folgados” voltam do literário “breve período de férias”, as coisas estarão definidas e já saberemos, com mais precisão, com quem poderemos contar.

Chega desse balaio de...

Foto: Internet

Planalto Central reforçado!
A Chuleta Avaiana também é acompanhada de Brasília, de onde o avaiano Antônio Carlos França Kruel, dos Correios, manda mensagem se colocando à disposição da nova contratação do Distrito Federal, o blogueiro Luiz Valdez Silva.

Aliás, juntamente com o Kruel, há uma legião de catarinenses e avaianos trabalhando por lá, que não perdem oportunidade de assistir o Leão, quando ele está na redondeza.

Na foto ao lado, o momento da arrancada do Leão para o ingresso na elite do futebol brasileiro, no jogo realizado na Boca do Jacaré, em 5 de agosto de 2008, quando o Avaí fez 1 a 0 no Brasiliense.

Da esquerda para a direita, Kruel, Alvim Pazetto e seu filho Gabriel, e também dos Correios, Nilson Magagnin. Também aparecem o presidente Zunino e seu filho Gabriel, além de Tullo Cavallazzi Filho e mais alguns avaianos.

Aniversário do Bruno “Nacional Store”
Ele é avaiano, mas dorme com a “inimiga”... Aliás, tão “inimiga”, que ficou de enviar as fotos do churrasco de sábado passado, antes do jogo contra o Fluminense, e até agora, nada!

A questão é: o Bruno Koerich de Paula, na foto, no time do Avaí Society, da direita para a esquerda, em pé, começando pelo goleiro, é o quinto “atleta”, com cara de quem vai encarar um banco de reservas...

O amigo avaiano está completando mais uma “primavera” na data de hoje. Calma! Não adianta reclamar... O “bem bom” já foi no sábado...

Nosso amigo e parceiro, vive em constante deslocamento numa extensa ponte aérea, entre a Ilha, Recife, Natal, Fortaleza e Belém. Afinal, é o gerente nacional da Gol Store, que licenciou a Avaí Store, bem como das lojas do Santa Cruz (PE), América (RN), Fortlaeza (CE) e Remo (PA). Felicidades!

Em relação à “inimiga”... Bem... Não vamos reclamar... Hoje!

Saudações AvAiAnAs!

7 comentários:

Fábio disse...

André, parabéns pelo texto "um copo vazio".
Abs,

Fábio

Chuleta Avaiana disse...

Obrigado, Fábio!
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Guilherme Flemming disse...

éééé Andre, no "mousse" da serie A é facil...
abraço

Guilherme Flemming disse...

ta ficando famoso hein andre?? pelo que falaram no programa nao pode sair na rua que tem que dar autografo, quase o robinho da ilha heheh

George disse...

Valeu parceiro. Também sou daqueles que enxerga o copo meio cheio, ao invés de procurar cabelo em sapo.
Abraços.

Chuleta Avaiana disse...

Guilherme!
Realmente, na série A é muito tranquilo botar a carinha...
Quanto ao famoso, não acredites em tudo o que ouves por aí...
hehehehe
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Chuleta Avaiana disse...

Grande George!
É por aí...
Tem uma emissora de rádio que adora achar cabelo em sapo.
Deves saber qua é...
Abraços!
André Tarnowsky Filho