domingo, 6 de junho de 2010

Derrota quase previsível!

O Avaí fez um jogo razoável contra o Vasco da Gama e venceu por 2 a 0. Depois, perdeu para o Grêmio, sem esboçar qualquer reação, 3 a 0. Mais tarde, um empate em 0 a 0 contra o Vitória. Na quarta-feira, num jogo em que chutou duas bolas contra o gol do Ceará, nova derrota, 2 a 0.

O Tricolor Carioca vinha de 3 vitórias consecutivas, querendo a quarta, para subir na tabela de classificação. No encontro entre Avaí e Fluminense, prevaleceu a determinação de quem buscou a vitória e tinha um planejamento definido: Flu 3 a 0!

Em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última antes do recesso para a Copa do Mundo, Avaí e Fluminense se enfrentaram ontem, na Ressacada, com vitória carioca. O Fluminense, com os 3 a 0, subiu para a segunda colocação. O Avaí caiu para 13° lugar. As posições podem ser alteradas até o final da rodada.

O jogo começou igual, com leve domínio do Fluminense. Logo aos 9 minutos, Fred, muito solto e sem marcação, chutou uma bomba, que explodiu no travessão.

Depois do susto, o Avaí passou a ter o comando do jogo, mas nada que demonstrasse amplo domínio da partida.

Aos vinte minutos, Roberto concluiu de cabeça, na primeira jogada efetiva do Avaí, contra o gol defendido por Fernando Henrique.

Mais tarde, em outro bom ataque avaiano, Marcos acertou a trave do Fluminense, com o goleiro Tricolor já batido.

O jogo permanecia equilibrado, e se algum time merecia abrir o placar, era o Avaí. Mas, não foi o que aconteceu. Aos 43 minutos, após cruzamento vindo da esquerda do ataque carioca, o zagueiro Leonardo Euzébio recebeu livre de marcação e fuzilou o gol defendido por Zé Carlos.

Foi uma ducha fria no abatido Avaí, que foi para o vestiário com a desvantagem no placar.

Na volta para a segunda etapa, as coisas pareciam que seriam diferentes, com o Avaí mais aguerrido. Porém, num lance de falta duvidosa, marcada por Hérber Roberto Lopes, alteraria o destino do jogo. O Fluminense bateu a falta e no ataque Fred, outra vez livre de marcação cabeceou para fazer 2 a 0.

A partir dali, o Avaí se perdeu em campo, sendo presa fácil para o Fluminense, que voltaria a marcar, aos 11 minutos, num contra-ataque, com Alan.

Se perdeu também Péricles Chamusca, expulso por reclamação. As alterações feitas não surtiram o efeito desejado outra vez.

Com 3 a 0 no placar, o Fluminense mandou no jogo, enquanto o Avaí não mostrava qualquer sinal de que poderia reagir.

No final, restou o grito de apoio da torcida avaiana, mas sem um retorno efetivo dos jogadores dentro de campo.

O resultado premiou a maior qualidade técnica e tática do Fluminense, que quebrou a invencibilidade do Avaí na Ressacada, onde não perdia desde de 6 de setembro de 2009, em 25 jogos pelo Campeonato Brasileiro, Catarinense e Copa do Brasil.

Individualmente

Zé Carlos outra vez não foi culpado nos gols que tomou. Ainda assim, evitou um estrago maior que os 3 a 0.

O trio de zaga esteve bem no primeiro tempo, até o gol Tricolor. Na segunda etapa, foi um verdadeiro desastre, não acertando a marcação do ataque Tricolor, em função da afobação em querer partir para o ataque, tentar empatar o jogo.

Nas alas, Marcos e Pará não disseram a que vieram. Estão devendo, e muito ao torcedor avaiano.

No meio, Thiesen esteve bem enquanto o time jogou bola. Na segunda etapa, se perdeu assim como quase todos no Avaí. Rudnei mostrou ontem, seu valor como jogador. O único lúcido, com raça, que buscou o jogo e não se entregou. Foi o melhor do Leão. Davi oscila muito e voltou a fazer uma péssima partida.

No ataque, Roberto precisa de uma bola só para ele, enquanto Leonardo está visivelmente sem ritmo de jogo.

Gustavo, que entrou no lugar de Emerson Nunes, nada acrescentou. Medina, que substituiu Marcos, tem sorte de ter a mídia ao seu lado.
Mas não jogou nada. E Robinho, substituto de Davi, não justificou seu desabafo após o jogo contra o Vasco da Gama. Também está devendo.

Chamusca viu seu time cair outra vez. Tenta, mas não consegue ajustar seus comandados, nem dar padrão de jogo ao time.
Fotos: Cristiano Andujar/Photocamera

Ficha técnica

Avaí 0 x 3 Fluminense

Local: Ressacada, em Florianópolis
Data: 5 de junho de 2010
Hora: 18h30min
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e José Amilton Pontarolo, todos do Paraná
Cartões amarelos: Rodriguinho e Leandro Euzébio (Fluminense)
Gols: Leandro Euzébio (Fluminense), aos 43 minutos do primeiro tempo; Fred (Fluminense), aos 4; Alan (Fluminense), aos 11 minutos do segundo tempo

Avaí: Zé Carlos; Emerson Nunes (Gustavo), Rafael e Emerson; Marcos (Medina), Rodrigo Thiesen, Rudnei, Davi (Robinho) e Pará; Leonardo e Roberto. Técnico: Péricles Chamusca

Fluminense: Fernando Henrique; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho (André Luiz) e Conca (Equi González); Fred e Rodriguinho (Alan). Técnico: Muricy Ramalho

Nenhum comentário: