sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02

Quem será o novo técnico?
Assim que foi dada a notícia que Péricles Chamusca não ficaria mais no Avaí, uma série de nomes vieram a baila para substituí-lo. Adilson Batista, Caio Júnior, Geninho, Vadão, Sérgio Guedes, Estevam Soares, Nelsinho Batista...

A lista pode ser interminável, assim como a faixa salarial também.

Para o caso do Avaí, eu procuraria uma solução caseira, alguém que conhecesse nosso futebol, bem como o futebol brasileiro. Alguém de reconhecida competência, com histórico no futebol, que falasse a língua dos jogadores.

Neste ano de 2010, ao invés de apostar em alguém que esteja no mercado nacional, tentando um lugar ao sol, contrataria Joceli dos Santos, que fez bom Campeonato Catarinense com o CFZ Imbituba e colocou o Brusque nas finais de turno e returno da Copa SC.

Além disso, Joceli é da terra, é avaiano. Seria corrigida uma grande injustiça feita ao longo da história do Leão. Joceli já treinou o Avaí em época de vacas magras. Por que não agora?

Não tem o perfil avaiano...
Já me disseram que Joceli dos Santos não teria o perfil do Avaí. Creio que haja um certo exagero. O mundo evoluiu muito, a fila anda e Joceli também adquiriu uma maior experiência depois que saiu do Avaí.

Além disso, essa história de perfil é muito relativa. Os perfis vão se adaptando à realidade dos fatos. O clube cresceu, o futebol mudou, mas as pessoas vão ocupando os espaços. Existem analfabetos escrevendo, semi comentando, intelectualóides funcionais se fazendo de especialistas e uma espécie inumerável de fauna a rodar pelo mundo.

Se querem um técnico de ponta, deveriam ser mais zelosos também nas outras áreas do clube, quer no futebol, quer na administração. Numa série de atitudes, ou na falta delas, percebe-se um amadorismo exacerbado para com as coisas do Leão.

Se acham que Joceli dos Santos não serve, tenho a certeza absoluta de que trabalho e dedicação não faltariam ao técnico...

O 24° técnico na era Zunino...
Estou curioso para saber quem é o novo técnico avaiano. Será o 24° treinador desde que João Nilson Zunino assumiu o lugar de presidente do Avaí Futebol Clube, passados oito anos.

A relação é extensa... Vamos lá: Flamarion Nunes, Júlio Espinosa, Ita, Adilson Batista, Lula Pereira, Play Freitas, Jair Pereira, Abel Ribeiro, Marcos Paquetá, Belmonte, Roberto Cavalo, José Galli Neto, Márcio Araújo, Joceli dos Santos, Casimiro Mior, Vagner Benazzi, Dorival Júnior, Edson Gaucho, Josué Teixeira, Sérgio Ramirez, Zé Teodoro, Alfredo Sampaio e Silas.

Pereira, Edson Neguinho, Paulo Silas dirigiram os times algumas vezes e não considerei. Sergio Ramirez voltou depois da saída de Alfredo Sampaio, então, computei apenas uma vez.
Vamos aguardar!

Vocês lembram?
A foto é de 1988. Avaí Campeão e Adilson Gomes correndo com a taça em direção da galera avaiana. A então arquibancada descoberta fervia, e em seu centro, ficavam as organizadas, a charanga e a festa estava pronta.

No parapeito, propaganda de Molas Rocha, do nosso amigo Dalmir Rocha, o mega-empresário da Santos Saraiva, no Estreito, e avô do doutor Rodrigo Veras Rocha.

Lamentavelmente, este ano a Ressacada perdeu muito desse jeito avaiano de festejar nossas conquistas e de vibrar com o nosso Leão.

E desse treino?
De forma espontânea, a comunidade no Orkut foi se movimentando, os blogueiros compraram a idéia, e a nação Azurra estava convocada para assistir um treino em pleno feriado do dia do trabalho, antevéspera da grande final contra a Chapecoense...

Será que a galera iria comparecer? Pois teve passeata por toda a Ilha e invadimos a Ressacada com mais de 5.000 avaianos...

Por que nosso público caiu tanto esse ano?

Por que não divulgaram o pífio público da primeira rodada na Copa Fora de Hora?

Com todo esse marketing, com todos os veículos de comunicação nas mãos, não conseguiram colocar 1.000 torcedores na Ressacada?

Pelo que se sabe, não haviam torcedores quarta-feira na Ressacada. Apenas algumas testemunhas...

E no aniversário da cidade?
Em pleno 23 de março, o avaiano foi aproveitar o dia para acompanhar outro treino do Leão...

Quantos fomos? Com entrada exclusiva pelo Setor A, com direito a catraca, para não haver dúvidas quanto ao número de torcedores, fomos 1.739 torcedores apaixonados, que foram dar seu apoio ao time, na véspera de mais um clássico.

E tem gente que, com rodada dupla, fica catando moscas... Ou admirando os quero-quero da Ressacada!

Foto: Alceu Atherino Neves

Hoje saem dois semifinalistas!
O dia de hoje na África do Sul promete ser de grande emoção. Depois de dois dias sem futebol, hoje teremos dois jogos e os vencedores estarão classificados às Semifinais.

Às 11 horas, os comandados de Dunga enfrentam a seleção da Holanda. O time holandês, vencedor do Grupo E, é 100% de aproiveitamento nesta Copa: só venceu! O Brasil faturou o Grupo G, mas empatou com Portugal. Pelos confrontos em outras Copas, certamente teremos um jogão!

Às 15h30min, o segundo jogo do dia será entre Uruguai e Gana. O time Sul-Americano, vencedor do Grupo A, com duas vitórias e um empate, superou a Coreia do Sul, nas Oitavas, e chega credenciado para o jogo. Gana é a única seleção que não ganhou a fase de grupos. Estava no grupo da Alemanha, mas nas Oitavas, mostrou força e qualidade para eliminar os Estados Unidos. Mais um jogão!

O poema que Maiakowiski não escreveu!
Depois que os sócios avaianos foram despejados de suas cadeiras, arquibancadas e camarotes, lembrei-me de um poema muito conhecido e usado na minha época de Universidade.

Chama-se “No caminho, com Maiakowiski”, mas é conhecido pelo título desta nota. Foi escrito pelo carioca de Niterói, Eduardo Alves da Costa, em 1964, e “paulistanizado” desde os anos 60.

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo o nosso medo
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada
.”

Entendo que nos arrancaram a voz da garganta, quando nada pudemos fazer para garantir nossos direitos dentro do nosso palco, já que venderam a alma ao diabo. Mas, não nos faltou nem faltará atitude!

A ausência do torcedor avaiano foi a melhor resposta...

Saudações AvAiAnAs!

2 comentários:

Unknown disse...

Duas coisas: sobre o Joceli, o problema seria aguentar o MAL escalando o time. Não dá!
E quanto a atitude poética, espero que os avaianos participem do protesto amanhã e que nossos dirigentes, enfim, acordem para a triste realidade que montaram.
A. Hahn Buck

Chuleta Avaiana disse...

André!

Creio que o Joceli já passou da fase de dar ouvidos ao que o pessoal da rádio fala.

O protesto foi pacífico, tudo sob controle!

Abraços!

André Tarnowsky Filho