quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02

Analisando o elenco do Leão!
Como escrevi ontem, muitos disseram que o Avaí evoluiu nesse período de paralisação do Campeonato Brasileiro. Para ratificar tal assertiva, toma-se por base os jogos da Copa Fora de Hora, que não assisti.

Outra constatação dos amigos e torcedores, é que o Avaí não pode continuar com tantos jogadores no elenco.

Sobre essa “limpa” no elenco avaiano, farei uma rápida análise dos jogadores que compõe a grande lista de atletas do Avaí. Vou basear minha colocações nos jogos que assisti, bem como nos vídeos que acompanhei durante esta semana. Tomo por base, o elenco publicado no site do Avaí.

Hoje, analisarei os goleiros. Amanhã, os zagueiros. No sábado, passo para os laterais e volantes. No domingo, concluo com os meias e os atacantes.

Goleiros do Avaí
O site do Avaí, na posição de goleiro, apresenta quatro jogadores. São eles: José Carlos dos Anjos Sávio, conhecido como Zé Carlos, Renan Soares Reuter, o Renan, Enoque Vicente Paes, o Paes, e Aleksander Souza de Faria, o Alex.

Zé Carlos e Renan dispensam apresentações. O primeiro é titular absoluto. O segundo, pela torcida, é considerado um grande injustiçado, por verem nele condições de ser titular no time do Avaí. Dizem até, que o arábico Péricles Chamusca queria Renan como titular, mas escalou Zé Carlos em função dos ventos que sopraram do Paraná...

Sobre os outros dois, Alex, de 19 anos, é muito novo e de pouca experiência. Este ano esteve em campo contra o Brusque, pela Copa SC, vitória por 2 a 1, e na derrota na última partida por essa mesma Copa, em Criciúma, Tigre 3 a 1. Já o goleiro Paes, na Ressacada desde maio de 2008, veio para compor o grupo e se acomodou com a reserva: primeiro de Eduardo Martini, este ano, está atrás de Zé Carlos e Renan.

Além disso, pesa sobre Paes, o fato de toda vez que atua, falhar em gols que o torcedor entende como possíveis defesas.

Como esta análise visa o enxugamento do elenco, ficaria com Zé Carlos, Renan e apostaria em Alex. Paes não me convenceu até agora. Seria dispensado.

Mudança de hábito...
Muito prestigiada a apresentação do técnico Antônio Lopes aos jogadores do Avaí. Com a presença do presidente João Nilson Zunino, do coordenador de futebol Moisés Cândido, do administrativo Márcio Azevedo e de toda a Comissão Técnica, Lopes foi apresentado ontem oficialmente ao elenco avaiano e já mostrou que veio para trabalhar. E muito!

Parece que aquela turma do “come e dorme”, das baladas, não vai ter vida fácil. Lopes esclareceu sobre sua metodologia de trabalho, da importância do Campeonato Brasileiro para cada um dos profissionais avaianos, bem como definiu questões de horários e dias de trabalho.

Ontem mesmo, após a apresentação, o fisicultor Emerson Buck realizou treino físico com todo o grupo, que contou inclusive com as presenças de Emerson Nunes e Zé Carlos, que estavam contundidos.

Além disso, Lopes definiu que hoje, quinta-feira, o elenco avaiano trabalhará em dois períodos, o mesmo acontecendo na sexta e sábado. A novidade ficou por conta do treino na manhã de domingo...

Estou começando a gostar disso...

De Copa em Copa...
Depois de acompanhar a Espanha chegando na final da Copa do Mundo, à noite foi a vez de acompanhar o primeiro jogo da final da Copa SC, entre Brusque e JEC.

O primeiro jogo da final foi ontem e o time de Joceli dos Santos venceu por 1 a 0, no estádio Augusto Bauer, em Brusque. O JEC, que decide sua sorte em casa, no próximo sábado, precisará vencer por uma diferença mínima. Se houver empate no sábado, o Brusque é o campeão.

Vale lembrar, que essa Copa SC apontará quem será o outro clube catarinense na Copa do Brasil de 2011, já que a primeira vaga é do Avaí, por ter sido campeão de Santa Catarina.

Este ano, o JEC está na Série D do Campeonato Brasileiro, e, dependendo de seu desempenho, pode permanecer na Série D, subir para a Série C ou perder a condição de disputar a série em questão. Já o Brusque, fora de série, além de tentar a vaga da Copa do Brasil, também tenta a vaga catarinense na Série D de 2011.

A sorte está lançada!

Foto: Rádio Cidade

Espanha na Final!

Foto: AFP

A Espanha repetiu o placar da final da Eurocopa 2008 e venceu a Alemanha por 1 a 0, com méritos. Sempre buscando o ataque, a equipe espanhola foi mais objetiva que a alemã, criando muitas chances de gol.

Foto: AP

A Alemanha, por sua vez, procurou explorar o contra-ataque, mas, não achou espaço suficiente para desenvolver seu futebol.

Foto: AP

Vice-campeão na Copa do Mundo de 2002, tricampeã do Mundo, 1954, 1974 e 1990, a Alemanha repetirá a decisão da terceira colocação da Copa do México, em 1970, contra o mesmo o Uruguai, bicampeão do Mundo, em 1930 e 1950.

Foto: Reuters

Por outro lado, depois de 32 anos, a Holanda chega a sua terceira decisão. Nas outras duas, 1974 e 1978, perdeu para a Alemanha e a Argentina. É a primeira que a Espanha chega numa decisão de Copa do Mundo.

Foto: Reuters

Curiosidades da Copa do Mundo!
A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é a 19ª edição desta competição.

Até agora, as seleções sul-americanas conquistaram 9 títulos: Brasil, em 5 vezes, Argentina e Uruguai em 2 oportunidades cada um.

As seleções européias conquistaram outros 9 títulos: Itália, por 4 vezes, Alemanha, em 3 oportunidades, Inglaterra e França, uma vez cada um.

Desde 1954, quando a Alemanha sagrou-se campeã derrotando a Hungria, na Copa do Mundo disputada na Suíça, os europeus não levavam vantagem no número de títulos: com aquele título alemão, a vantagem ficou em 3 a 2.

Com esse título decidido no próximo domingo, entre Holanda e Espanha, os europeus voltarão a ter vantagem no número de títulos: 10 a 9.

Depois de 12 anos, o mundo terá um campeão inédito. O último foi a França, em 1998.

A final de domingo terá duas seleções que nunca foram campeãs. A última vez que isso aconteceu, foi em 1978, quando Argentina e Holanda decidiram o título.


Será a primeira vez que uma seleção da Europa conquista uma Copa do Mundo fora de seu continente.

Fotos: Reprodução de Internet

Em alguma fronteira do mundo...


Foto: Reprodução da Internet

Esse não é aquele goleirão que dá porrada em mulher?

E parafraseando Alexandre Carlos Aguiar, do blog Força Azurra, “o goleiro Bruno só foi enquadrado por que não é filho de dono de TV. E a imprensa daqui tem medo destes machos impotentes.”

Foto: Reprodução da Internet

Saudações AvAiAnAs!

5 comentários:

azevedo disse...

Salve André,

E mais uma boa notícia, o zagueiro Rafael poderá ser devolvido a qualquer momento......esperamos ansiosos....

Chuleta Avaiana disse...

Sandro!

Para mim, novidade absoluta. Não acompanhei nenhum noticiário esportivo hoje pela manhã.

Vamos aguardar!

Abraços!

André Tarnowsky Filho

azevedo disse...

Quebra de cumprimento de contrato por parte do time da Coréia....coisa linda...finalmente o sol voltará a brilhar na ressacada e quem sabe vem a Libertadores no fim de ano!!

Abraços..

Chuleta Avaiana disse...

Sandro!

Não sei se o sol voltará a brilhar, mas já é um bom negócio não ter que procurar outro zagueiro.

Quem mandou o pai dele ter olho grande...

Abraços!

André Tarnowsky Filho

Unknown disse...

Só temos Zé Carlos e Renan.
Os outros, são figurantes de péssima categoria.
A. Hahn Buck