sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02

Os times de Antônio Lopes!
O técnico avaiano mostrou que não está para brincadeiras. Ontem trabalhou pela manhã e à tarde, sem dar chance para quem adora um chinelinho.

Pela manhã, Lopes, que adotou o esquema 4-4-2, escalou o seguinte time: Zé Carlos; Marcos, Emerson, Léo San e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rivaldo, Rudnei e Caio; Sávio e Vandinho.

No período vespertino, o time mudou um pouco: Renan; Marcos, Emerson, Gabriel e Pará; Marcinho Guerreiro, Rivaldo, Rudnei e Robinho; Vandinho e Roberto.

Pelo que se percebe, ainda sem contar com Emerson Nunes e Rafael, Lopes está testando o time para enfrentar o São Paulo, quarta-feira, dia 14 , às 19h30min, sem maiores variações. A grande novidade fica por conta do aproveitamento de Rivaldo, que até então não tinha sido aproveitado neste Campeonato Brasileiro.

Como já coloquei anteriormente, não vai ser por falta de trabalho que Lopes não terá êxito no Avaí. Percebe-se claramente, e hoje estarei “espiando” o treino outra vez, que há mais empenho por parte do elenco avaiano. Os jogadores estão sentindo a chance de alcançarem a titularidade. Ninguém é dono de posição, nem de camisa...

A curiosidade ficou por conta da exigência de Lopes, de fazer com que todos treinassem com as suas respectivas caneleiras. Sob esse aspecto, o exemplo de Elano, na Copa do Mundo, contra a Costa do Marfim, foi emblemático.

Foto: site do Avaí

Zagueiros do Avaí!
Continuando com a análise do elenco avaiano, que iniciamos ontem com os goleiros, hoje chegamos na vez dos zagueiros do Avaí.

No site oficial do Leão, aparecem oito zagueiros que, teoricamente, estariam à disposição do técnico Antônio Lopes. Na verdade, dois deles estão emprestados, Juninho e Branca, e um, Rafael, teve seu retorno ao Avaí determinado no dia de ontem, já que o time coreano não cumpriu o que havia acordado com o clube e o empresário do zagueiro.

Portanto, Rafael deve ser reintegrado ao elenco avaiano, sendo um bom “reforço” para esse segundo semestre.

Quem reina absoluto na zaga avaiana, é Emerson, o zagueiro artilheiro. Sobre ele, dispensamos comentários, já que ele é titular desde o time vitorioso do ano passado.

O xará de Emerson, o Emerson Pereira Nunes, conhecido como Emerson Nunes, no esquema de três zagueiros, vinha sendo aproveitado como titular, até se contundir. Com a utilização do esquema 4-4-2 por Antônio Lopes, certamente Emerson Nunes disputará vaga de titular com Rafael.

O baiano Gabriel Valongo da Silva, o Gabriel, no alto de seus 1,93m, chegou como grande solução para a zaga do Avaí, após o desmanche do time do ano passado. Fez boas partidas no início do Catarinense, ainda com a equipe mista, mas perdeu a vaga e caiu de rendimento. Contra o Grêmio, pela Copa Fora de Hora, por exemplo, falhou grotescamente no primeiro gol gaúcho. Seu problema parece que reside fora das quatro linhas... É um xodó do empresário Luiz Alberto, mas está devendo.

Outro zagueiro avaiano, Leonardo Henriques da Silva, o Léo San, veio para o Avaí por indicação do técnico Péricles Chamusca. Das vezes em que entrou em campo, e até pela Copa SC, não demonstrou futebol para ser titular da equipe. É jogador para compor grupo.

O último zagueiro à disposição de Antônio Lopes, é Clayton Nascimento Meireles, o Cleyton. Em sua estreia, deu a vitória ao Avaí em jogo difícil contra o Criciúma, 1 a 0, pela quarta rodada do returno. Não teve maiores chances, assim como também não comprometeu quando atuou.

Numa peneira mais rigorosa, Emerson, Emerson Nunes, Rafael e Léo San, são zagueiros que demonstram tranqüilidade quando jogam. Gabriel e Cleyton precisam de mais empenho.

E Rafael voltou...
Seguro morreu de velho. Rafael viajou até a Coréia do Sul, viu que não era aquilo tudo, que o clube coreano não cumpriu com os valores que havia acordado quando ele estava no Brasil, e a solução foi voltar.

Sorte do Avaí, que esperou que o zagueiro fosse conferir de perto o que havia sido oferecido, e não enviou a documentação para o referido empréstimo. Resumindo: os coreanos não pagaram, o Avaí não enviou a documentação do atleta e Rafael continua com seu contrato trabalhista vinculado ao Leão, em condições legais, ou seja, pode ser aproveitado por Antônio Lopes, se o técnico assim desejar.

Menos mal! Pior seria fazer como no caso de Eltinho, que ficou um semestre inteiro em Porto Alegre, sem que o Avaí recebesse um centavo do todo poderoso Internacional...

Quem sabe agora, o olho grande do papai procurador sossegue um pouco... Valeu a lição!

Guardado a sete chaves!
Dizem as más línguas, que na rodada de abertura da Copa Fora de Hora, pouco mais de 500 testemunhas apareceram na Ressacada, nas duas rodadas. Dizem até, havia mais testemunhas no primeiro jogo do que no segundo...

Para a segunda rodada, o número aumentou um pouco, mas, repetindo a questão de encontrarem mais testemunhas no primeiro jogo do que no segundo...

Diga-se de passagem, nessa segunda rodada, a inviabilidade do torneio caça níqueis já tinha desaparecido e a diretoria avaiana liberou a entrada para os sócios, em nosso estádio...

Para a última rodada, com todos os veículos de comunicação da RBS distribuindo ingressos, e com o ingresso liberado também para sócios, parece que o público melhorou um pouco, mas, não o suficiente para lotar qualquer setor da Ressacada, mesmo que reunissem todos os presentes num só setor.

Como a Copa Fora de Hora pertencia a RBS, o público não foi divulgado. Muito provavelmente por vergonha...

Todavia, já que a liberação de entrada dos sócios avaianos foi liberada mediante desembolso por parte do Avaí, seria interessante, e honesto, divulgarem o valor do prejuízo avaiano e do lucro gaúcho...

Empresa séria!
Aproveitando a nota anterior, volto ao assunto porque todos calaram no Avaí. Quem foi o responsável pela negociação com a RBS? Quem representou o Avaí? Quantos sócios compareceram nas duas últimas rodadas da copa caça níqueis? De quanto foi o prejuízo arcado pelo clube?

Comentei aqui, se o Avaí fosse uma empresa séria – citei a Santa Luzia do Zunino como exemplo – cabeças teriam rolado nesse desastroso episódio.

E ainda querem falar em pacto? Quem foi o responsável pelo divórcio entre clube e torcida nos últimos seis meses? Será que não há ninguém capaz nos quadros avaianos para fazer uma análise isenta sobre o assunto?

Em tempo: amanhã é dia 10 de julho, de vencimento da mensalidade do Leão. Ajude o Avaí! Mantenha sua mensalidade em dia...

Marketing é marketing...
O Palmeiras joga amistoso contra o Boca Juniors esta noite, no Palestra Itália. A iniciativa faz parte da festa de despedida do clube para seu estádio, que inicia as obras para sua modernização, marcando o fechamento oficial do estádio.

A festa prevê queima de fogos e um jogo preliminar com jogadores veteranos do Palmeiras. A diretoria palmeirense anunciou também, a venda de quinze vagas para que torcedores trabalhem como gandulas durante a partida. Os interessados, porém, terão de desembolsar nada menos do que mil reais.

Venderam todas!
No dia seguinte ao amistoso, os palmeirenses poderão atuar no gramado do estádio em seis jogos de 30 minutos, por R$ 500 (sócios) ou R$ 620 reais (não-sócios).
Voces podem perguntar: o que tem isso com o Avaí? E eu respondo: nada! Apenas para mostrar como são simples e tem apelo natural, algumas iniciativas de marketing, coisa que nos falta...

Doação de sangue: coisa fina!
Amanhã é o dia, sábado, 10 de julho, da 2ª Campanha de Doação de Sangue da Torcida Mancha Azul, do Avaí.

A galera Azul-e-Branca se reunirá no Largo da Alfandega, às 9 horas, para seguirem ao HEMOSC, que fica na Av. Othon Gama D’Eça, e, às 10h30min, estarem todos juntos para a referida doação.

A iniciativa, por si só, justifica toda a participação da torcida avaiana, independente de facção. Está é a segunda campanha. Ao lado, foto de integrantes da Torcida mancha Azul, quando da realização da primeira campanha.

Participe!

Saudações AvAiAnAs!

3 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Olá!

Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Att,
Ministério da Saúde.

Unknown disse...

Emerson, Emerson Nunes e Rafael.
Os outros, precisamos abrir os olhos.
A. Hahn Buck

Chuleta Avaiana disse...

André!

Exatamente! Gabriel chegou como uma solução e virou dor de cabeça...

Abraços!

André Tarnowsky Filho