quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bom dia, Azurras!

bomdia_banner45_02


Mais do que definido...
Já enalteci aqui o trabalho do técnico Antônio Lopes. Não é de sorrisos fáceis, nem de tapinhas nas costas, muito menos de escalar alguém pelo nome ou pelo currículo.

Lopes adotará o sistema 4-4-2 e já saiu com o 11 avaiano definido para enfrentar o São Paulo, hoje, às 19h30min, em pleno Morumbi: Renan; Patric, Gabriel, Emerson e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Rivaldo e Caio; Robinho e Roberto. Na prática, podemos afirmar que será um 4-5-1, já que Robinho não é um atacante nato. Ficará para ele e Caio, a responsabilidade de criação e municiar Roberto.

No banco de reservas, um banco de luxo, Antônio Lopes terá à disposição os seguintes jogadores: Paes, Emerson Nunes, Marcos, Diogo Orlando, Davi, Sávio e Vandinho.

Se me perguntarem se gostei, direi que me agradou a determinação, a atitude do treinador. Mas, na minha zaga, além de Emerson, se é para jogar com dois zagueiros, escalaria o outro Emerson, o Nunes, no lugar de Gabriel.

No resto, principalmente da escalação do banco, não tenho nenhuma reparação a fazer.

E digo mais: mesmo assim, estou otimista para o jogo de hoje!

Não é jogo! É treino!
A prepotência do tricolor paulista estava estampada na conceituada Folha de São Paulo, de ontem dia 13, em matéria com o título “São Paulo usa Avaí para ‘treinar’ para Libertadores”.

O que vale para os paulistas é o jogo do próximo dia 28, quando jogarão contra o Internacional, em jogo válido pelas semifinais da Copa Libertadores.
No mesmo embalo que tratam o jogo contra o Avaí, os jogadores são-paulinos tratam a partida contra os outros três times até o jogo pela Libertadores, contra Vitória, Prudente e Santos. Uma espécie de treinamento de luxo.

Miranda, zagueiro são-paulino, é enfático em sua colocação: "Não dá para não pensar no jogo do dia 28. Os quatro jogos que teremos no Brasileiro servirão como preparação”.

É bom que pensem assim. O Avaí não pensa na Libertadores, por enquanto, nem na Sul-Americana, até agosto...

Mas que não digam que não foram avisados: ano passado já passaram muito trabalho com o Leão.

Estatística cruel...
Em jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A, este será o terceito confronto entre São Paulo e Avaí.

Ano passado, empatamos na Ressacada, na quinta rodada, em 0 a 0. No returno, pela 24ª rodada, fomos derrotados no Morumbi, 2 a 0.

Além desses dois jogos do ano passado, tivemos mais quatro jogos, todos com vitória são-paulina, em amistoso e outros torneios.

Quem nos relatou esses desagradáveis números, foi o pesquisador Spyros Apóstolo Diamantaras.

É um bom momento para começarmos a dar novas cores nesse confronto...
Aliás, em mais uma estatística elaborada por Spyros, o Avaí está completando hoje seu 99° jogo pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O 100° será em casa, domingo, contra o Palmeiras. O Leão é o clube de Santa Catarina com a melhor campanha na era dos pontos corridos...
Dá-lhe, Avaí!

Gol contra...
Inaugurada em 31 de agosto de 2007, a biblioteca do Avaí Futebol Clube, batizada de “Nereu do Vale Pereira”, em homenagem ao escritor, historiador e ex-presidente do clube, atualmente, não existe mais. Perdeu seu lugar para os gênios do marketing avaiano...

Vale dizer, que a biblioteca do Avaí, além de contar com um considerável acervo bibliotecário, possuía computadores que serviam às categorias de base do clube, bem como para cursos de iniciação tecnológica para as pessoas da comunidade.

Com a ocupação do espaço, perdem os avaianos, perde a comunidade, perde o clube, que desativou um projeto que deu certo.

Resta a pergunta: em nome de quem fizeram isso?

E o Dinélson?
Algumas coisas são difíceis de explicar. No Avaí, encontramos algumas. Dinélson é uma delas...

Bom jogador, não caberia no time do ano passado, em função do entrosamento já existente no elenco. Seria um reserva de luxo, mas com condições de brigar pela titularidade.

Jogador das LA Sports, com contrato com o Avaí desde maio de 2009, quando foi emprestado ao Paraná Clube, ainda não vestiu o manto sagrado Azul-e-Branco, já que voltou do Paraná lesionado, passou por uma cirurgia de joelho, visando estar disponível para o Campeonato Catarinense, mas, atualmente, encontra-se em São Paulo para novos diagnósticos...

Não vou discutir caráter, nem a qualidade de seu futebol, mas, é um caso raro um clube abraçar uma causa como esta...

Onde está Wally?
O título acima, se refere a uma série de livros infanto-juvenil, criada pelo ilustrador britânico Martin Handford, que nas ilustrações utilizadas, em algum lugar estaria Wally, personagem dos livros que veste-se com camisa listrada em vermelho e branco, com um gorro das mesmas cores, além de possuir bengala e usar óculos.

Mas o que tem Wally com o Avaí? Simples! O colunista do jornal Notícias do Dia, Polidoro Júnior, reclamou na segunda-feira, numa nota intitulada “Vergonha”, que o Avaí não possuía uma ambulância própria para estar disponível no clube, e lembrou o caso de domingo, com Léo San.

O assessor de imprensa Gastão Dubois, respondeu dizendo que o clube possui a referida ambulância, mas, que a pessoa habilitada para tal, não estava no local, porém já fora severamente advertido.

Papo aranha!

Primeiro, a ambulância não é do Avaí: é um comodato com a Globo Veículos. Segundo, a pessoa “credenciada” para dirigir o carro, apareceu no site do clube, na mesma segunda-feira, como “fotógrafo” do time feminino em Jaraguá do Sul...

Creio que houve um desvio de função. A emenda ficou pior que o soneto...

Saudações AvAiAnAs!

2 comentários:

Rodrigo V. R. disse...

Espero que agora passada a Copa do Mundo o Avaí defina de vez seu time titular, aquele time que o torcedor tem na ponta da língua. Se me perguntarem o time titular do Avaí sinceramente não sei responder, vc saberia André ?
Abraços

Chuleta Avaiana disse...

Rodrigo V.R.!
Tens razão. Mas, pelo que assisti no treino de segunda-feira, o time será aquele que saiu jogando contra o São Paulo, podendo haver troca do Gabriel por outro zagueiro.
Uma coisa é certa: só joga quem estiver bem!
Abraços!
André Tarnowsky Filho