segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Flâmula azul e branca

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Bom dia, Torcedor Avaiano!!

No jogo contra o Corinthians, tivemos a estreia do “bandeirão” do AVAÍ. O belo atavio foi destaque na mídia local durante a semana. Segundo informações, a “belezura” foi confeccionada no Rio de Janeiro, com 95 metros de comprimento por 40 metros de altura. Pelas dimensões é a maior do sul do país, segundo sítio do nosso Leão. Parabéns ao torcedor Tiago Pravatto, idealizador da ideia. Morrendo de ciúmes, a torcida do time do estreito já anunciou a aparição de uma similar no Scarpelli. Tentativa frustrada em se assemelhar a um certo Leão da séria A.

Quem vem ganhando espaço, na mídia nacional, é o nosso delegado Antônio Lopes. Desde as minhas primeiras manifestações aqui no blog, venho destacando o trabalho desse senhor. O que mais me impressiona é a provável falta de profissionalismo e dedicação de alguns treinadores que já passaram pelo AVAÍ, ao menos foi o que pude depreender dos depoimentos registrados no jornal Diário Catarinense do dia 15 de agosto. Inúmeros profissionais ligados ao clube, inclusive nosso presidente, destacaram a forma profissional de trabalhar do Professor Antônio Lopes.

Internautas, tudo isso não é à toa, basta observar sua formação acadêmica (bacharel em Educação Física e Direito, além de curso de treinador de futebol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) e currículo (inúmeros títulos conquistados no futebol - vide www.antoniolopes.com.br). Penso que quando tivermos que fazer uma nova contratação para esse cargo (espero que demore muito ainda – vida longa ao Delegado no comando do nosso time do coração), a formação também deva ser levada em consideração, pois assim reduziremos o risco de contratar profissionais despreparados, que entraram na carreira de técnico apenas por ter sido jogador de futebol. Não estudaram teorias relativas a esquemas de jogo, táticas, motivação, liderança, organização, planejamento, conhecimentos esses, fundamentais para ser um bom treinador de futebol.

O AVAÍ, no último meio de semana, enfrentou o time do Peixe, na bela ressacada. Foi uma partida com poucas alternativas, mas com os meninos da Vila dando muito trabalho a equipe avaiana. Diferente da maioria das pessoas da mídia, penso que o AVAÍ realizou uma boa partida e o resultado só não foi melhor, por pequenos detalhes. Entretanto, mesmo não tendo vencido a partida, nosso time tem muito o que comemorar, pois eliminamos a equipe do Santos de uma competição internacional. Mais do que uma das forças do futebol brasileiro, o Santos, hoje, possui uma equipe diferenciada, nos holofotes da mídia, o que valoriza ainda mais a conquista do nosso Leão. Acho bom os adversários abrirem os olhos, pois quando se derem conta, nosso time da Ilha já terá estraçalhado suas vítimas.

Na copa Sul-Americana, nosso próximo adversário será o Emelec, do Equador, ou Universidad San Martin, do Peru. É o AVAÍ começando a adentrar o cenário internacional. Inclusive, nosso time foi destaque no Jornal Folha de S. Paulo da última semana, falando da internacionalização da marca do AVAÍ. Uma ótima sacada.

Já no jogo de sábado, diante do Botafogo, o time estava desfalcado, os quatro atletas ausentes (Davi, Rafael, Caio e Rudnei) por cartões e mais quatro poupados (Marcinho Guerreiro, Patric, Robinho e Eltinho) fizeram muita falta. Além da desfiguração da equipe e o jogo acontecer no Engenhão, domínio botafoguense, nosso adversário vinha embalado por três vitórias consecutivas. Logo, mesmo não sendo o resultado que gostaríamos, me atrevo em dizer que foi um resultado normal.

Por hoje é só meus amigos, na próxima semana voltaremos com mais novidades sobre o único representante do Estado de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro. Tenham todos uma ótima semana. Que venha o Internacional de Porto Alegre, atual campeão da libertadores.


# Se nos permite o autor, era para colocarmos a imagem de uma flâmula ilustrando este post, mas infelizmente não encontramos nenhuma à venda na loja vurtual da Avaí Store. Desculpe-nos torcedor! #

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Nenhum comentário: