segunda-feira, 2 de agosto de 2010

No caminho certo

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Sou torcedor avaiano, todos que me conhecem sabem, e por isso estou escrevendo essa matéria aqui no blog. Sou também membro e tesoureiro da Associação dos Amigos da Chuleta Avaiana, mas antes de tudo sou um ser humano, que pela experiência de vida, ainda que não seja tão longa, já que ainda sou um “menino”, aprendeu que criticar é muito fácil, sentar e fazer, isso sim, é muito difícil. Nosso presidente Zunino que o diga. Então procurarei elaborar meus textos com o objetivo de proporcionar uma leitura agradável, apresentando, sempre que possível, opiniões ponderadas, sugestões e críticas, com um único objetivo, ajudar ao Avaí, nosso time do coração, a ser maior do que já é!

Passada essa apresentação, que convenhamos, já devia ter sido realizada na primeira matéria, vamos ao que interessa.

Nosso time do coração fez uma bela apresentação na última tarde de domingo. Mais uma vitória incontestável para referendar a bela campanha que o Leão vem realizando no Brasileirão de 2010. Somos sabedores de que o caminho é árduo e longo, mas devemos reconhecer todo o trabalho realizado até agora.

Claro que existem coisas para serem melhoradas, não somos ingênuos em acreditar que estamos vivendo em um mar de rosas, que temos o melhor time do mundo, ao contrário, a condição hoje conquistada de 5º colocado não só tem que ser mantida, como deve ser melhorada. É nesse momento que surge o grande desafio, pois a disputa é acirrada e convivemos todos os dias com empresários, donos de clubes querendo levar nossos atletas. A organização e o planejamento do clube ficará demonstrada com as decisões tomadas. O Avaí, com certeza, tem confirmado que amadureceu e está se profissionalizando. O maior exemplo disso foi o time do acesso ter sido preservado em quase sua integralidade para disputa da série A do ano seguinte. Outra demonstração foi ter mantido a base da equipe, até o final do campeonato, mesmo fazendo uma boa campanha no primeiro ano de séria A.

Esperamos que nesse ano não seja diferente e nosso time alcance uma posição ainda melhor que o 6º lugar do primeiro ano. Eu, sinceramente, acredito que quando se trabalha sério, com pessoas corretas, capacitadas, os objetivos normalmente são alcançados. É verdade que muitas vezes surgem problemas que têm que ser administrados, mas isso é comum em qualquer meio, seja no trabalho, em uma sociedade empresária, na família etc. O importante é superar as adversidades com criatividade e inteligência, além de muito trabalho e planejamento, pois é assim que as conquistas chegam.

Só quem viveu a época de “vacas magras” sabe o quanto crescemos e evoluímos. Na última convocação da seleção brasileira mais uma prova contundente desse fato. Tivemos a grata surpresa de ter um jogador convocado para a seleção brasileira. Essa é a primeira vez na história do futebol de Santa Catarina que um atleta atuando por uma equipe do Estado é convocado para a seleção. O nome dele é Renan Soares Reuter, ou simplesmente Renan, nosso arqueiro. Desde as suas primeiras partidas sempre enalteci o seu futebol para os meus amigos. Esse garoto tem futuro e estrela, eu dizia. Saída segura do gol, bom posicionamento, reflexo, juventude, são qualidades que credenciam esse garoto a voos ainda maiores, quem sabe um dia, porque não, a titularidade da Seleção Brasileira. Parabéns Renan, parabéns direção do Avaí, parabéns Antônio Lopes, que teve a coragem de mantê-lo como camisa “1” do Avaí. Agora, só me resta te desejar toda a sorte do mundo.

Por fim, como no próximo final de semana não teremos jogo na ressacada, ficaremos um final de semana sem degustar aquela chuleta maravilhosa. Mas seu Acácio, no final de semana seguinte estaremos aí firmes e fortes, pois teremos o “curingão” pela frente.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Nenhum comentário: