sábado, 18 de setembro de 2010

Na fase ruim, eles aparecem.....

Por Sandro Azevedo*

Salve Alvicelestes,

Nesta semana, muito se comentou sobre a arbitragem, surgiram alguns boatos sobre um possível favorecimento aos times goianos que estão mal na tabela, contudo, respeito as variadas opiniões, mas no caso do Avaí, erros de arbitragem representam uma porcentagem pequena demais para fazer diferença em caso de rebaixamento. Nos jogos do leão, não tenho percebido nenhum árbitro que demonstre intenção em prejudicar nosso time, vamos ser sinceros, estamos sendo muito medíocres e deixando de vencer os jogos por culpa exclusiva de nossa diretoria que não contratou de maneira qualificada para suprir as deficiências.

O São Paulo também sempre levantava esta tese da arbitragem enquanto mantinha uma sequência ruim no brasileirão, mas quando arrancava 18 partidas sem perder, não falavam uma vírgula sobre as decisões do homem do apito. O Avai no início deste ano fez a mesma coisa, iniciamos o campeonato com time basicamente de juniores, depois começamos a incluir os jogadores do DM e fomos nos arrastando na sequência da competição. Tivemos aquele problema em Joinville no primeiro turno e alguns equívocos durante o campeonato, mas nada que pudesse justificar as deficiências da nossa equipe. Quando vencemos o time da série D, no primeiro confronto da final, com um pênalti marcado aos 40 do segundo tempo, aí foi a vez do pessoal do norte reclamar, mas é assim, precisam arrumar desculpas para tampar as más administrações e convenhamos, só ganhamos o bi-campeonato pela fraqueza dos adversários e mesmo assim, quase que o Brusque e o Tombense nos eliminaram dentro da ressacada!

Agora que emplacamos uma péssima campanha, novamente surgem os burburinhos acerca de uma suposta teoria da conspiração, mas se analisarmos os últimos jogos da equipe azurra, perceberemos que estamos nesta desesperadora situação por culpa exclusiva da diretoria e de nossos jogadores. Vamos relembrar a última vitória do Avaí contra o Corinthians, marcamos o segundo gol e poucos minutos depois o árbitro não assinalou uma penalidade a favor do time paulista; mas recentemente, o Atlético/PR teve um jogador expulso e se o incompetente do Davi fizesse aquele gol em que ele arrancou 10 metros na frente do zagueiro e não conseguiu nem chutar a bola, certamente teríamos somado 3 pontos; na rodada seguinte contra o Prudente, mais um jogador expulso do time adversário, mas nossas deficiências não nos permitiram somar novamente três pontos; contra o Cruzeiro, mais um atleta do time visitante foi para o chuveiro mais cedo e conseguimos tomar o segundo gol; nesta última partida contra o Vasco, um pênalti discutível, uma expulsão justa e um time covarde impossibilitaram um triunfo e não podemos nos esconder sobre a sombra dos homens de preto.

Poderíamos estar numa posição muito mais confortável e não brigando pelo Z-4, mas graças a inércia de nossa diretoria, vamos viver um novo sofrimento e um angustiante domingo. Falo com conhecimento de causa, apitar uma partida de futebol não é fácil, o árbitro não pode bobear, não tem tempo para pensar e nem mesmo recurso eletrônico, ou seja, apita ou não, se pensar, a confusão está armada. O árbitro é igual ao goleiro, pode realizar uma partida magnífica, mas se cometer um erro crucial no fim do jogo, sua atuação será jogada por água abaixo. O árbitro assistente é ainda mais injustiçado, pois já foi comprovado cientificamente que é impossível o globo ocular conseguir acompanhar o momento do passe e a linha do atacante (impedimento), portanto, vamos esquecer os homens do apito, pois no caso do Avaí, eles somente chamaram a atenção porque a fase não está boa, pois se estivéssemos no G-4, certamente não estaríamos comentando.

*Sandro Azevedo é advogado, sócio e torcedor do Avaí. Jogador muito amador, mas sempre leal do time Traíras. Também conhecido pelo pseudônimo Coelho, foi convidado especial para assistir (na torcida do time da casa) de corpo presente Chororo 1 x 7 tricolor, uma noite inesquecível.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Siga a Chuleta Avaiana no twitter (@chuletaavaiana)

Cadastre-se como seguidor do Blog da Chuleta! Clique no botão "Seguir", na coluna a direita do Blog...em breve, promoções exclusivas para seguidores do Blog da Chuleta

Nenhum comentário: