sábado, 22 de janeiro de 2011

“Às Vera”

Existem notícias de que as civilizações egípcias e romanas conheciam a arte dos jogos com bolinhas. Estas eram feitas de mármore (vindo daí o nome em inglês do brinquedo "Marbles" (lascas de mármore), alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais. Na Grécia antiga, as crianças jogavam com castanhas e azeitonas. Em Roma, com nozes e avelãs. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de 1.450 a.c.

O jogo era tão popular na Roma dos Césares, onde era conhecido como "esbothyn", que o Imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir às partidas. Acabou sendo difundido pelo Império por meio das legiões Romanas, ganhando assim o mundo. Jogo tipicamente infantil, percorreu os séculos chegando até os dias de hoje. O nome "gude" deriva de "gode", do provençal, que significa "pedrinha redonda e lisa".

Nos séculos XVIII até o início do século XX, o grande fabricante de bolas de gude foi a Alemanha. Mas a partir daí, difundiu-se a fabricação do brinquedo de um material bem mais barato e acessível, o vidro, dando origem assim, ao brinquedo que hoje conhecemos.

O que esse jogo tem a ver com o AVAÍ? Simples, essa brincadeira podia ser realizada “às brinca” ou “às vera”. Quando realizada “às brinca” não tinha valor, mas quando “às vera” quem perdesse ficava sem a bolinha.

Até agora o torcedor avaiano suportou as derrotas e a baixa qualidade do futebol apresentado, sem esmorecer, por considerar não ser esse o time principal do Leão, entretanto a tolerância e complacência chegaram ao fim. Exigimos um futebol e uma equipe de acordo com a grandeza da nação azurra.

Sabemos que o jogo é um clássico do futebol catarinense, todavia tivemos dois resultados adversos, enquanto que o Criciúma já conseguiu um triunfo, uma goleada pelo placar de 6 x 1, diante da equipe do Concórdia, time sem expressão na Competição. É um bom teste para quem almeja o tricampeonato. Agora é “às vera”! Vamos conferir.

4 comentários:

GiSevero disse...

Adorei conhecer parte da história da arte dos jogos com bolinhas. Mesmo sendo menina, joguei muita bolinha de gude "às brinca" porque "na minha época" meninos perder pra meninas era muito feio, eles nem deixavam a gente jogar, na real.
Mas os tempos mudaram, felizmente hehehe. Hoje eu não jogo mais bolinhas de gude, gosto de futebol e sou alucinada pelo AVAÍ. E tô com os amigos chuletas mas, depois que eu li isso: "...o Avaí terá mais um problema: o desentrosamento. Afinal, a equipe que o técnico Vagner Benazzi irá colocar em campo neste final de semana praticamente não treinou junta." acredito que nosso jogo tá mais pra 'desafio' do que pra 'teste'...
Resumindo: lá vem o Leão desdentado!
Haja coração, amigos...

Sergio Nativo disse...

Esse tema fez lembrar minha bela infancia. Jogava as "brincas" e as "veras", mas seja qual fosse a modalidade jamais gostava de perder. Era uma fera nas bolinhas de gude e um pessímo do "pião".
Resultado resolvi me especializar no que fazia de melhor, para tanto treinava e jogava muito. Quanto mas jogava mas craque ficava. Virei o melhor jogador de bolinha de gude no entorno do pasto do bode, banco redondo e tiro alemão. Michael Jeffrey Jordan ex-jogador de basquetebol norte-americano foi um mgenio porque tambem jogava e treinava muito. Na epoca do grande Santos de Pele e Coutinho igualmente, ninguem reclamava. Isso dava entrosamento. Hoje o Avai acha que tem um segundo time "as brincas" e pode ser recuperar com os titulares "as veras" a hora que quizer. Sera? Sabermos doingo contra o Criciuma.

Chuleta Avaiana disse...

Gi, valeu o comentário!!! Hoje as mulheres ocupam um lugar na sociedade na sociedade e as diferenças, apesar de existentes, são menores. Quanto ao entrosamento do nosso time, domingo saberemos como está, vamos aguardar. Ficamos felizes também por ter dividido um pouco da sua história.

Chuleta Avaiana disse...

Sérgio, muito legal saber que temos um leitor campeão em bolinha de gude. Sua história é fascinante! Parabéns. Já quanto ao nosso time, temos que esperar até domingo. Vamos torcer!