segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Primeira avaliação

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Bom dia, torcedor avaiano!

Chegaram novos valores para compor o elenco avaiano de 2011. Os atacantes Rafael Coelho e Arthuro. O primeiro gerou uma série de discussões, tendo em vista sua passagem pelo time além das pontes. Particularmente penso que os jogadores de futebol são profissionais e costumam honrar as camisas que vestem, e neste caso não deve ser diferente. O que preocupa são suas condições físicas e o seu futebol, pois sua passagem pelo Vasco da Gama não deixou saudades. Torço para que o jogador some e faça belas apresentações.

A estréia do Leão da Ilha foi deprimente. Um time sem alma, com jogadores que já provaram não ter condições de vestir nosso manto sagrado. Não é possível entender como jogadores do nível de Medina e Rafael Costa ainda estejam no Clube.

Sabemos que esse não será o time que representará o Leão na competição, mas é difícil para o torcedor pagar sua mensalidade em dia e ser submetido à tortura de assistir a equipe que está representando o AVAÍ. A expectativa não era das melhores, no entanto é muito doloroso presenciar a esperada estréia na competição catarinense do seu time do coração com uma derrota e um futebol de baixa qualidade. O torcedor não merece!

Avaliando os profissionais que poderão ser titulares, concordo inteiramente com a avaliação já realizada aqui no Blog. Foi perceptível a lentidão de Acleisson e seu condicionamento físico duvidoso, todavia vai contribuir. Já Romano teve sua análise prejudicada por atuar fora de sua posição, entretanto mostrou alguma qualidade. Emerson Nunes dispensa comentários por já ser conhecido. No caso dos demais jogadores, também gostei do lateral esquerdo Julinho, o garoto parece ter futuro. Vamos continuar acompanhando!

No mais é apenas uma avaliação preliminar, considerando a primeira partida da equipe. A análise será mais consistente no decorrer dos jogos e a partir do momento que o grupo principal for integrado. O momento é de aguardar!

A história do futebol catarinense é muito rica, por isso vamos continuar contando em nossas postagens curiosidades e informações que marcaram o futebol catarinense. Até 1911 o futebol não possuía destaque na mídia, entretanto em 1912 o treinador do popular Anita, Arnaldo Knaugght, convocou pelo jornal seus dispersos jogadores para um treinamento: Roga-se pela presença de todos os jogadores de futebol. A partir desse momento na mesma imprensa escrita surgem os especialistas de futebol, que passaram a comentar os jogos e a atuação dos atletas. Com os jornalistas especializados e desportistas ávidos pelo assunto, nasceram, também, os comerciantes interessados em fazer anúncios de artigos esportivos: Foot-ball – Burzeguins (1) superiores para foot-ball, acabou de receber a Casa Perrone. Era a modernização da comunicação no comércio da Capital.

Amigos leitores por hoje é só, na próxima segunda voltaremos com mais informações do melhor time de Santa Catarina.

(1) Burzeguins eram as chuteiras utilizadas à época pelos jogadores de futebol.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Nenhum comentário: