segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Crescimento Avaiano


Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*
Bom dia, torcedor avaiano.
Tenho certeza que todos os avaianos acordaram, hoje, aliviados. Motivos não faltam para comemorar. Nosso time do coração conseguiu a primeira vitória no campeonato, diante da equipe do Joinville, no meio de semana, e no domingo fez uma bela apresentação no clássico e conquistou um empate. A vitória só não veio por detalhes, sorte da equipe além das pontes.
O time avaiano parece que começa a encontrar o melhor futebol e os adversários já não tem a mesma facilidade que encontravam no início da competição. O primeiro turno valeu, apenas, pelo bom futebol apresentado no clássico e também de aprendizado para os responsáveis pelo “planejamento” azurra. É bom lembrar que, apesar da evolução, nosso sistema defensivo ainda precisa melhorar, para que possamos sonhar com o tricampeonato.
Fora das quatro linhas vale destacar a posse do presidente João Nilson Zunino, na última sexta-feira, dia 4, como comandante da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina para o exercício 2011/2012. No discurso, o presidente destacou a importância da união dos clubes para o crescimento do futebol catarinense. Estaremos por mais dois anos lutando pelo interesses do clubes do Estado. A ideia é dar prosseguimento às metas que visam a profissionalização e o desenvolvimento dos clubes.
Presidente, a equipe da Chuleta deixa aqui os parabéns e um recado: nosso AVAÍ tem que continuar se profissionalizando, crescendo, todavia o senhor poderia dar uma atenção especial à nossa Diretoria de Marketing, que vem deixando muito a desejar.
No clássico de domingo, mais uma página foi escrita no futebol catarinense. Como imaginar o florianopolitano sem essa paixão. Pois é, mas se dependesse de um grupo político do início do século XX, não teríamos essa alegria.
O futebol, apesar de ser uma paixão nacional, nem sempre foi bem recebido no Estado catarinense. Em 1914 o Secretário do Interior da Justiça, José Boiteux, afirmou que mesmo sendo o esporte muito procurado pela juventude e tendo vários adeptos, era de má qualidade e não recomendado para ser praticado nas escolas de Santa Catarina. No dia 14 de março do mesmo ano a imprensa registrou o pensamento do político barriga-verde. Saibam que o Dr. José Boiteux, Secretário do Interior e Justiça, de acordo com parecer de notáveis e modernos higienistas, que condenam o “Jogo de Futebol”, como vem suceder no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, vai dirigir Ofício Circular a todos os estabelecimentos de instrução pública, proibindo tal esporte que definitivamente não se coaduna com a educação física a ser desenvolvida lenta e progressivamente.
Melhor para nós que não conseguiram alijar essa paixão e podemos contar um pouco da história do futebol catarinense. É o que pretende fazer a equipe da chuleta, também, por meio do seu entrevistado. Para aguçar ainda mais a curiosidade, informo que ele tem 92 anos e reside em Palhoça. É aguardar e conferir, pois até o final da próxima semana a entrevista deve ser publicada aqui no sítio da Chuleta.
Amigos, por hoje é só, na próxima semana volto com mais informações do nosso Leão.
*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

2 comentários:

Anônimo disse...

Crescemos e vamos crescer ainda mais! Estamos mostrando porque somos Bí campeões, prá desespero do time do estreito, que sentiu na pele ontem as garras do leão! É claro, há muito a que se arrumar ainda, na lateral e na nossa zaga, mas, estamos chegando lá!!! É o Leão, se Deus quiser Rumo Ao Trí!!!

Chuleta Avaiana disse...

Grande Dinho, é isso aí!!!
Quebra tudo AVAÍ!!!