quarta-feira, 11 de maio de 2011

Transparência II !

Na última quarta-feira (11), abordamos aqui no post intitulado “Transparência !”, a dificuldade em encontrar a publicação dos demonstrativos contábeis produzidos pelos clubes de futebol. Mencionamos, ainda, que não havíamos encontrado as referidas informações no site do nosso Leão. O senhor Alceu Atherino, muito gentilmente, publicou comentário na matéria, alertando que os demonstrativos contábeis poderiam ser encontrados no seguinte endereço: clique aqui.

Ainda que a informação esteja disponível, acreditamos que não está da melhor maneira, por isso, recomendamos mais uma vez, que ganhem maior destaque no site do Avaí, para que qualquer sócio tenha acesso fácil. Essa medida denotaria maior transparência na gestão do clube. Em conjunto com as peças contábeis, poderia ser publicado, também, um Relatório da Administração, abordando como foram alcançadas as receitas e como foram geridos os gastos.

Para ilustrar um pouco a importância dessas informações vamos fazer alguns comentários interessantes. Nossa receita cresceu de aproximadamente 21 milhões, em 2009, para 32 milhões em 2010; todavia, enquanto tivemos um superávit de 1,6 milhões em 2009, passamos a ter um déficit de 715 mil em 2010. Para que o leitor entenda, é como se tivéssemos um lucro em 2009 e um prejuízo em 2010.

Outro fato relevante está relacionado as dívidas do clube, que conforme imaginávamos, são em sua maioria de longo prazo, ou seja, apresentam vencimentos posteriores ao término do exercício seguinte (22,5 milhões), enquanto que as dívidas de curto prazo representam aproximadamente 12 milhões, que somados resultam em 34,5 milhões, diferente dos 33 milhões em dívidas, informados no site da uol.

Um número que nos deixou preocupados foi o valor das disponibilidades (2 milhões), que seriam os recursos que estão à disposição da administração para o pagamento das despesas de curto prazo (12 milhões), ao final de 2010, pois em uma análise superficial precisaríamos de 10 milhões para cobrir essas despesas, "imediatamente"!

Os números dizem muito, e existem outras informações que poderiam ser aqui exploradas; todavia, dada a complexidade e extensão do conteúdo, vamos ficando por aqui. Esperamos, apenas, que nosso pedido seja atendido e os demonstrativos contábeis sejam colocados em lugar de destaque no site, acompanhados do Relatório da Administração, que traduz um pouco do que esses números representam. Fica a sugestão!

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente!
Sou sócio, e gostaria de estar por dentro de tudo o que se passa no Avaí! Seja financeiramente, ou o que for!

Chuleta Avaiana disse...

É isso aí, Dinho, esperamos que a Diretoria atenda nosso pedido. Um abraço da Chuleta Avaiana.