quarta-feira, 11 de maio de 2011

Transparência !

Os clubes de futebol não costumam ser muito transparentes na divulgação de seus demonstrativos contábeis. O Avaí é um bom exemplo, pois não conseguimos encontrar qualquer informação financeira em seu site. Ainda que seja uma organização privada, nosso time do coração deveria primar pela publicidade de suas informações e publicar seus demonstrativos na web, para que qualquer torcedor pudesse ter acesso a informação.

No último dia 06 de maio, o site http://esporte.uol.com.br/ divulgou matéria a respeito das receitas e dívidas de clubes do futebol brasileiro, conforme quadro abaixo. Numa análise simplista, percebemos que no ano de 2010 muitos clubes superaram, em muito, o valor de suas receitas, com suas dívidas.

Todavia, um de nossos blogueiros, com formação contábil, explica que a análise tem que ser mais aprofundada, pois as dívidas podem ser de curto ou longo prazo, e o clube, mesmo apresentando uma dívida superior as suas receitas pode ter uma situação confortável.

Nosso time do coração, por exemplo, arrecadou em 2010, 31 milhões e apresentou dívidas de 33 milhões; contudo, é preciso saber qual a origem da dívida e seu prazo para pagamento, pois analisando sem maiores cuidados, os números passam a impressão que nosso time do coração encontra-se em uma situação crítica, gastando mais do que recebe, o que pode não ser uma verdade.

De qualquer sorte, vale destacar a disparidade que existe entre as receitas dos clubes do futebol brasileiro. Enquanto o Corinthians arrecada 212 milhões, nosso Avaí arrecada apenas, aproximadamente, 15% desse valor, daí a dificuldade de times como o nosso disputar uma competição brasileira com clubes paulistas, cariocas, gaúchos e mineiros.

Para acabar com esse mistério, nós blogueiros da Chuleta Avaina, rogamos para que a Diretoria do Leão dê exemplo de transparência e comece a divulgar seus demonstrativos contábeis no site, apresentando assim, sua situação econômico-financeira ao torcedor avaiano.

16 comentários:

Não tenho Blog, mas é do Avaí. disse...

Mas não foi divulgado há pouco tempo?
Vi no site do Avaí um relatório de auditoria independente em que constavam as demonstrações exigidas pela lei..
Entender são outros 500 hehe.

Anônimo disse...

Curiosa a posição do além pontes no quesito receita! rs

Sergio Nativo disse...

Nao so o Avai Fc, mas que outros clubes Catarinense façam o mesmo.

Anônimo disse...

PESSOAL AMIGO E MUITO AVAIANO DA CHULETA...ENTÃO VOCÊS "acham" QUE ESTES DOUTOS ESPERTOS DO FUTEBOL IRÃO -ABRIR A CAIXA PRETA- ASSIM... SEM MAIS NEM MENOS??? ESPERA SENTADO...

RICA - JÚLIO RICHARD CÂMARA.

Avaí na Elite disse...

Senhores
Referente a nota intitulada de “Transparência !”, registramos que o balanço financeiro do Avaí Futebol Clube, publicado em jornal de circulação estadual, pode sim ser encontrado no site oficial do clube, conforme notícia publicada no link abaixo.

http://www.avai.com.br/avainews/novidades/noticias/interna/312388-Confira_o_balanco_financeiro_de_2010.html


Abraços
Alceu Atherino

Raphael Duarte disse...

Foi divulgado no site... Dei uma lida mas não me debrucei ainda... existem algum pontos interessante que, quando tiver um tempinho livre (tá difícil), encaminho uma análise sobre os números... acho interessante externar essa visão analítica de uma forma simples para que todos possam entedenr nosso contexto... Fato que há muitas perguntas não respondidas, assim como muitas respostas para perguntas não feitas! O números estão lá e foram chancelados por uma auditoria independente |(o que me conforta!)... palavras de um ex auditor.. e MUITO AVAIANO! Abraços!!!

Anônimo disse...

Concordo, os clubes poderiam ser mais transparentes ao que diz respeito as receitas, até porque sou sócio, e gostaria sempre de saber como anda a situação financeira do clube.

Anônimo disse...

Em tempo:? Deem uma espiada no blog "Elas Gostam de Futebol", da querida Avaiana Carmen: http://elasgostamdefutebol.blogspot.com/

**Hoje, fui o "Comentarista do Dia"

**Galera da Chuleta, que tal adcionar mais esse blog Avaiano aí ao lado, na lista dos blogs?

Anônimo disse...

Concordo com o Serjão!

Chuleta Avaiana disse...

Anônimo, as receitas deles são inferiores as nossas principalmente por estarem na série b de 2010. Um abraço da Chuleta Avaiana.

Chuleta Avaiana disse...

Não tenho Blog, mas é do Avaí, realmente foi publicado. Segundo a assessoria do Avaí, foi publicado em jornais de grande circulação e no link de notícias, porém acreditamos que essa informação deveria ficar exposta em outro lugar, para que os sócios tivessem acesso a informação mais facilmente. Um abraço da Chuleta Avaiana.

Chuleta Avaiana disse...

É isso aí Sergio Jr, a coisa poderia ser muito mais transparente, inclusive com o relatório da administração. Um abraço da Chuleta Avaiana.

Chuleta Avaiana disse...

Rica, eles até publicaram os demonstrativos, mas não é fácil achar no site. Agora que nos passaram o link vamos analisar. Um abraço da Chuleta Avaina.

Chuleta Avaiana disse...

Alceu, muito obrigado pela ajuda, todavia sugerimos que essa informação tenha um espaço no site e não fique apenas em notícias, que com o tempo são difícies de serem encontradas. Um abraço da Chuleta Avaiana.

Chuleta Avaiana disse...

Valeu Raphael, vamos analisar também. Agora eles poderiam deixar um espaço especial para esse tipo de informação, né?
Um abraço da Chuleta Avaiana.

Chuleta Avaiana disse...

Grande Dinho, vamos pedir autorização e tentar adicioná-lo. Um abraço da Chuleta Avaiana.