quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os defenestrados !

Concluímos a sétima rodada do Campeonato Catarinense de 2012. A equipe do verdão do oeste assumiu a liderança, após ter conquistado um empate com o Metropolitano, e nosso time do coração ser derrotado.

Não chegamos a concluir o primeiro turno da competição e já tivemos quatro treinadores demitidos. Substituíram seus comandantes as equipes do Marcílio Dias (Paulo Roberto Jamelli Jr.), Brusque (Marcelo Caranhato), Joinville (Gonzaga Miliolli) e Criciúma (Márcio Goiano). As trocas foram todas motivadas pelos resultados negativos obtidos. O treinador foi considerado o responsável pelo fracasso. Será mesmo que os treinadores são os grandes vilões? A resposta para cada caso só saberemos após algumas rodadas.

É evidente que alguns profissionais não estão preparados para comandar uma equipe de futebol e tem que ser substituídos; todavia, sabemos que em muitos situações este não é o caso. A demissão é realizada para dar uma resposta à imprensa e à torcida (fazem cobranças muito fortes); ou para esconder os erros de gestão e de contratação de jogadores; ou ainda, em função de um ambiente ruim, que pode ter sido construído por jogadores insatisfeitos com o treinador.

Acreditamos que os clubes de futebol também devem ser mais profissionais no momento da contratação, pois a permanência de um bom treinador, mesmo com resultados negativos no início do trabalho, pode significar resultados positivos no futuro. É só ter um pouquinho de paciência e dar condições para que o profissional possa trabalhar. Infelizmente, essa não é a cultura "natural" do futebol brasileiro.

Enquanto isso, continuamos com os nossos treinadores sendo defenestrados. Quem será o próximo? É só aguardar e conferir. "Vamo, vamo, Avaeee"!

2 comentários:

JulioAzzurra disse...

Só um reparo: (Paulo Roberto Jamelli Jr.) no Marcílio e Dias (Marcelo Caranhato) no Brusque.

No texto está ao contrário.

Chuleta Avaiana disse...

Valeu JulioAzzurra, a informação já foi corrigida no texto. Um abraço da equipe da Chuleta Avaiana.