domingo, 15 de abril de 2012

A velha polêmica do apito.

A palavra de quem conhece, nosso querido blogueiro Sandro "Gadernal" Azevedo.

Particularmente, me sinto muito à vontade para emitir uma opinião à respeito da arbitragem, pois atuei durante três anos como árbitro e assistente pela Liga de Florianópolis, bem como, pela FCF. Ouvíamos muitas coisas, mas nunca, houve qualquer indício sobre negociação de resultados.

As pessoas esquecem que os árbitros e assistentes são homens e mulheres que exercem uma atividade, em que pese alguns conseguirem viver apenas da arbitragem, a grande maioria atua com intuito de adquirir uma renda extra. Isto não significa que não devam ser profissionais, eficientes e eficazes.

Costumamos reclamar quando o Avai é prejudicado, mas nunca lembramos quando o erro nos favorece. No ano passado, em diversos jogos, o Leão foi "beneficiado" por erros do "apito amigo", mas não significa que estamos envolvidos em maracutaias.

No jogo diante do Joinville, os incompetentes atletas avaianos não aproveitaram as oportunidades e se tivéssemos levado o empate nos acréscimos, certamente muitos colocariam a culpa no árbitro.

Até entendo que, alguns juízes e assistentes irritam - parecem até treinados para isso - mas são apenas humanos e imperfeitos, dentro das quatro linhas não é fácil. A arbitragem, na maioria das vezes, torna-se mera válvula de escape para os dirigentes justificarem seus fracassos, principalmente, quando se investe míseros R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos) na montagem de um elenco!
Ahh, o apito da foto é uma singela homenagem ao time dos barbies, o qual costuma reclamar uma barbaridade quando não estão na ponta da tabela, mas agora que são líderes e engataram uma sequência de vitórias, tá tudo rosa.

4 comentários:

Sergio Nativo disse...

So rindo. E a cera e o sumiço dos gandulas no Scarpelli. Quem foi punido? O cai cai do Metro e JEC se nao me engano na Ressaca. Quem foi expulso e quanto o arbitro deu de desconto? Como diria aquela figura com cara de xuxu: - Conta aqui pro bonequinho. Hehehe

Anônimo disse...

Bom dia

Sem a menor dúvida um comentário muito coerente, pois podemos imaginar nosso querido "Gadernal" soprando a latinha em um jogo do Figueirense totalmente imparcial, visto a maneira carinhosa, com que se refere a nosso co-irmão.
Betão da Lagoa

Chuleta Avaiana disse...

Prezado Serjão,

A quaestão dos acréscimos não é defeito da arbitragem catarinense...isso acontece Mundo afora.
O fato é que qdo somos beneficiados, não reclamamos...Erros acontecem contra todos...

Abraços, "Gardenal".

Chuleta Avaiana disse...

Nobre Betão,

Não fiz referência ao time do Estreito, mas ao São Paulo...este, qdo não está na ponta, faz até DVD com erros de arbitragem e agora que é líder, não reclama absolutamente nada.

Falei dos barbies justamente para provocar esta reação..alguns amigos alvinegros leram no face e me criticaram...mas como eu disse, era pegadinha...

Cheguei a trabalhar numa final das categorias de base envolvendo o nosso rival, mas atuei de forma imparcial...visava, de forma inocente, ascencer na arbitragem....mas percebi q não dava...por motivos "alheios"....

Abraço, "Gardenal"...