terça-feira, 22 de setembro de 2009

Não vamos nos empolgar demais!

Antes do jogo de domingo, contra o Barueri, quando o Avaí deu um memorável chocolate no clube paulista, a maior e melhor torcida organizada de Santa Catarina, a Mancha Azul, fez uma justa homenagem ao presidente do Leão, João Nilson Zunino.

A homenagem foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, à beira do campo, a entrega de uma jaqueta da Mancha, personalizada com a grafia “Zunino eterno”, na frente, e nas costas, a imagem de Zunino, com uma bandeira do Avaí, dentro do logo da Mancha. Mas, o ponto alto da solenidade, a segunda parte, estava reservada para a arquibancada, quando foi desfraldado o novo bandeirão da maior e melhor, com os dizeres “Fica Zunino”... Homenagem justa. Justíssima!

Mas, não vamos nos empolgar demais! Por que?
Os que torcem pelo Avaí desde muito, e nem vamos colocar aqui a questão Adolfo Konder, sabem que o Leão da Ilha sempre foi o clube mais vezes campeão de Santa Catarina. Fomos também, durante anos a fio, o maior vencedor em clássicos.

Hoje, lamentavelmente, os números mudaram, quer no tocante ao número de títulos, quer no que concerne ao número de vitórias. Claro que sabemos a que custo tudo foi modificado, tudo foi alterado. Foram letras e mais letras, charutos e mais charutos... O Avaí ficou à margem das decisões no futebol catarinense. E perdemos espaço! Além de espaço, perdemos os novos torcedores, aqueles que das fraldas começam a gostar de futebol...

Felizmente, uma visão estratégica, um planejamento organizacional ao longo dos últimos anos, começou a reverter esse quadro outra vez, com tendências a favorecer o lado avaiano.
Fizemos um ótimo campeonato estadual em 2008, e perdemos. Mas, estava escrito nas estrelas, que alcançaríamos nosso acesso à elite do futebol brasileiro ainda em 2008. Depois, este ano, voltamos a conquistar o título catarinense, com a garantia de estarmos na Copa do Brasil de 2010. Chegamos ao Brasileiro da Série A de 2009 e nossa campanha nos transformou na sensação do campeonato, enchendo de orgulho toda a nação azurra e toda Santa Catarina.
Por tudo isso que nos aconteceu de 2008 para cá, temos o que comemorar. E muito!

Mas, não podemos deixar de calçar as sandálias da humildade, porque para os vencedores, como somos nós, avaianos, há sempre algo novo a ser conquistado. Precisamos voltar a dominar Santa Catarina, nossa terra, para sermos outra vez o maior campeão da santa e bela!
Precisamos, e isso vai levar um pouco mais de tempo porque os encontros serão mais exíguos, a ser o maior vencedor em clássicos.
Mas, precisamos acima de tudo, resgatar aquela dívida junto aos novos torcedores, aqueles que saíam das fraldas e optavam por um time que estava vencendo, e esse time não era o Leão...
Perdemos muito com esse jejum de títulos. E precisamos fazer esse resgate!
Assim como precisamos investir nas categorias de base, para garantir a descoberta de novos talentos, precisamos resgatar os torcedores que perdemos, até porque, o maior patrimônio de um clube é seu torcedor.

Como colocamos anteriormente, as homenagens da Mancha Azul foram justíssimas.
Mas, há que se ter em mente, a visão de que temos muito o que caminhar, até porque o caminho se faz caminhando. E que, com méritos, o presidente João Nilson Zunino consiga estar à frente desses resgates e dessas novas conquistas, sabedor que é, que há muito por fazer...

Fotos: Blog Oficial do Avaí / Jamira Furlani

6 comentários:

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Boa! Sem muito nhenhenhe.
Vamos dar crédito a quem merece, agora e sempre.

Jamira Furlani disse...

É, da crédito aí nas minhas fotos... hehehehe
Brincadeira...

eu acho que qualquer homenagem ao Zunino, é pouco... Concordas, cavaleiro????

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Valeu, Alexandre!
A intenção é essa.
Abraços!
Chuleta Avaiana

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Jamira!
Os créditos serão dados sempre, valorizando o teu trabalho.
Toda homenagem é justa. O que é demais é que pode incomodar.
Quanto ao cavaleiro, o único que montava do trio era o André T., na eguinha Pocotó. Mas ele está muito gordo e ela pediu umas férias...
Abraços!
Chuleta Avaiana

Unknown disse...

Parabéns pelo texto.
Toda cautela, nas comemorações e homenagens, são bem vindas.
Zunino merece, assim como precisa resgatar o que deixamos escapar.
A. Hahn Buck

Blog da Chuleta Avaiana disse...

Obrigado, André!
Esperamos continuar contando com tua colaboração.
Abraços!
Chuleta Avaiana