terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sobe e desce da 29ª rodada

Depois de mais uma rodada, a 29ª, tivemos poucas alterações na classificação do Campeonato Brasileiro de 2009, da Série A.

O que surpreendeu foram alguns resultados, como a chinelada do líder Palmeiras, que perdeu de 3 a 0 para o Náutico, mas continua líder, com 5 pontos de diferença para o segundo colocado, o São Paulo. Aliás, a curiosidade está em que, dos quatro integrantes do G4 da Libertadores, apenas o Internacional empatou, 1 a 1 com o Atlético-PR. Os outros três perderam. Assim, ficaram como estavam: Palmeiras em primeiro, São Paulo em segundo, Inter terceiro e o Galo em quarto.

O quinto colocado continua sendo o Goiás, que empatou com o vice-lanterna Sport, 1 a 1 em Goiânia. O sexto é o Flamengo, que bateu o vice-líder no Maracanã, 2 a 1. O sétimo colocado agora é o Cruzeiro, que depois que empatou com o Avaí, venceu seus dois jogos seguintes. Dessa vez, venceu o clássico mineiro, 1 a 0. Quem subiu de posição, agora em oitavo, é o Corinthians, que venceu o Grêmio por 2 a 1, no Pacaembu, e trocou de lugar com o Tricolor gaúcho, agora em, nono lugar. Em décimo, perdendo posição, aparece o Vitória, que empatou na Vila Belmiro com o Santos, 0 a 0, que também perdeu posição, agora está em décimo terceiro.

Com uma surpreendente vitória em Curitiba, contra o Coxa, 2 a 1, o Barueri subiu para a décima primeira posição, com a mesma pontuação do Leão, 40 pontos ganhos, que aparece em seguida, na décima segunda colocação, fechando o grupo que classifica para a Copa Sul-Americana.

Nas posições seguintes, 14°, 15° e 16°, Atlético-PR, Coritiba e Botafogo, as posições ficaram inalteradas, fechando a classificação dos que não ficam na degola.

Na zona dos desesperados, também não houve alteração. O Santo André, em 17°, perdeu para o lanterna Fluminense por 2 a 1, mas não perdeu posição.

O Náutico, 18°, aprontou pra cima do líder do campeonato, mas só conseguiu empatar com os 29 pontos do Santo André. A vitória não mexeu com sua posição na zona da degola.

A vice-lanterna é do Sport, 19°, que empatou em Goiânia e viu o lanterna Fluminense alcança-lo na pontuação. Ambos estão com 25 pontos ganhos. Mais uma rodada terminou e mais uma vez as posições não se alteraram na zona da degola.

Estranhamente, a situação do Avaí na tabela piorou, saímos da décima posição para a décima segunda. Perdemos duas posição, mas continuamos entre os 12 que se classificam para a Copa Sul-Americana.

Curiosamente, ainda que tenha caído na tabela, o Avaí aumentou a diferença para a zona da degola para 11 pontos. Significa dizer que, faltando 9 jogos para o término do Brasileirão, está na hora do Leão olhar com mais vontade para a vaga na Sul-Americana, porque o rebaixamento não acontecerá, ainda que matematicamente seja possível. Vamo Vamo Avaí!

Nenhum comentário: