domingo, 16 de maio de 2010

Um Leão bom de se ver!

O que todos esperavam, não aconteceu. O Cruzeiro, lembrando do ditado de que caldo de galinha e cautela não fazem mal a ninguém, tratou de colocar todos os seus jogadores titulares para enfrentar o Avaí, exceção aos que tinham alguns problemas médicos, como Fábio, Jonathas e Kléber.

O Avaí manteve o time da estréia, exceção ao lateral esquerdo Uendel, contundido, que cedeu lugar ao estreante Pará. E foi um jogão, outra vez, com o mesmo resultado do ano passado, no jogo da Ressacada: 2 a 2.

Com este resultado, os dois times chegaram aos quatro pontos ganhos, em dois jogos disputados. O Cruzeiro, que venceu na estreia o Internacional por 2 a 1, e o Avaí, que goleou o Grêmio Prudente por 6 a 1. Vantagem para o Leão, que está na segunda colocação, atrás apenas do Corinthians.

Num jogo franco, que começou com os donos da casa buscando o ataque. Num lance extremamente perigoso, Wellington Paulista quase abriu o placar aos 3 minutos, em cruzamento para a área, mas sua cabeçada não surtiu o efeito desejado e a bola foi pela linha de fundo, quase raspando a trave do gol de Zé Carlos.

Quando o jogo começava a ganhar ritmo, com ataques alternados de ambas as equipes, o zagueiro Leonardo Silva perde o tempo da bola e dá uma entrada criminosa em Davi. Eram 17 minutos do primeiro tempo, e o zagueiro estrelado foi muito bem expulso por Leonardo Gaciba.

Não demorou muito para o Avaí mandar no jogo. Aos 24 minutos, Pará recebeu um lançamento precioso de Caio, que lhe deixou de frente para o gol. O lateral estreante não se fez do rogado, cortou o zagueiro com a perna esquerda e arrematou com a direita: Avaí 1 a 0.

Um pouco mais tarde, Patric recebeu um lançamento em profundidade, ganhou do zagueiro e do goleiro na cabeça, mas perdeu uma ótima oportunidade para fazer 2 a 0, com o gol vazio.

No final da primeira etapa, Roberto recebe a bola no meio de campo e ganha na corrida do zagueiro Henrique seu marcador. Invade a área e, por cobertura, com categoria, faz 2 a 0 para o Avaí.

Na volta para a segunda etapa, o Avaí precisou substituir o zagueiro Emerson Nunes, contundido após um choque, de cabeça, com o atacante cruzeirense. Em seu lugar, entrou Gabriel.

Logo no início da etapa final, para agravar a situação avaiana, o lateral esquerdo Pará teve que deixar o campo após uma dividida com o atacante cruzeirense, entrando Hegon em seu lugar.

Sem demorar muito, aos 7 minutos, Thiago Ribeiro cruzou para a área na frente de Hegon, que manteve a marcação, mas não evitou o cruzamento, e Zé Carlos, mal colocado, deixou que Wellington Paulista colocasse a bola de cabeça, nas redes do Avaí, diminuindo o placar. Avaí 2 a 1.

O domínio do Cruzeiro, após seu primeiro gol, ficou ainda mais evidente. Logo aos 15 minutos, Zé Carlos cometeu pênalti desnecessário em Gilberto e foi expulso. Renan entrou em seu lugar, substituindo Davi. Iguais em número de jogadores, o jovem goleiro não conseguiu ebvitar o gol de empate, na cobrança do pênalti feita e convertida por Wellington Paulista: 2 a 2.

O técnico avaiano perdeu qualquer outra chance de substituir seus comandados, com a entrada de Renan.

Placar igualado, com a partida dominada, o Cruzeiro passou a ter mais volume de jogo, chegando a colocar a bola na trave do goleiro Renan por duas oportunidades. Ao Avaí, restou tentar responder em contra-ataques, e num desses, após cruzamento de Caio, Roberto cabeceou na trave do goleiro mineiro.

Resultado final, 2 a 2, que ficou melhor para o Avaí, até então líder, que mesmo perdendo uma posição, na tábua de classificação fica na frente do Cruzeiro.

Individualmente
O time do Avaí mostrou um excelente conjunto, principalmente na primeira etapa, quando fez 2 a 0. Mas, dessa vez, Zé Carlos falhou no primeiro gol e cometeu um pênalti, forçado pela experiência de Gilberto, acabando expulso. Renan não teve culpa no pênalti que tomou, mas foi no meio do gol...

O trio de zaga esteve bem, até que Emerson Nunes não voltou para a segunda etapa. Gabriel, que jogou todo o segundo tempo, mostra-se inseguro.

Nas alas, Patric jogou bem no primeiro tempo e ficou devendo no segundo. Poderia ter feito 2 a 0, mas chutou mal. O estreante Pará mostrou ao que veio. Deve ser o titular da equipe, no lugar de Uendel. É mais incisivo e marcou um golaço, até sair contundido. Hegon, que entrou em seu lugar, não é lateral e não jogou bem.

Na frente da zaga, Marcinho Guerreiro e Rudnei fizeram boa partida. Melhor o segundo.

Caio, no meio de campo, foi destaque avaiano, principalmente na primeira etapa. Davi também jogou muito, até ser substituído, em função da expulsão de Zé Carlos.

No ataque, Roberto está a cada jogo mais a vontade. Marcou um golaço, com velocidade e um toque primoroso.

O técnico Péricles Chamusca mostrou muito conhecimento e preparou um bom esquema para enfrentar o Cruzeiro, o 3-5-2. Mas, com as contusões de Pará e Emerson Nunes, e a expulsão de Zé Carlos, pouco pode fazer.

Ficha técnica

Cruzeiro 2x2 Avaí

Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Data: 16 de maio de 2010
Horário: 18h30min
Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por José Antônio Chaves Franco Filho e Marcelo Bertanha Barison, todos do Rio Grande do Sul
Cartão amarelo: Thiago Ribeiro (Cruzeiro); Zé Carlos e Rudnei (Avaí)
Cartão vermelho: Leonardo Silva (Cruzeiro). Zé Carlos (Avaí)
Gols: Pará, aos 24 min, e Roberto, aos, 44 min, do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 7 e aos 15 min do segundo tempo

Cruzeiro: Rafael; Elicarlos (Guerron), Leonardo Silva, Gil, Diego Renan (Thiago Heleno); Fabrício, Henrique, Gilberto (Fernandinho), Marquinhos Paraná; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Técnico: Adilson Batista

Avaí: Zé Carlos; Rafael, Emerson Nunes (Gabriel), Emerson, Patric; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Caio, Pará (Hegon); Davi (Renan) e Roberto.
Técnico: Péricles Chamusca

Foto: Washington Alves/VIPCOMM

Nenhum comentário: