segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Beleza avaiana

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Olá torcedor Avaiano, estamos de volta para mais informações.
Na última quinta-feira, enfrentamos o time do Santos, agora pelo campeonato brasileiro. O Leão apresentou, mais uma vez, uma escalação bem diferente daquela equipe que encantou no início do trabalho da nova comissão técnica. Na lateral direita, tivemos a ausência do bom e voluntarioso lateral, Patric, no meio campo, Davi e Caio, e no ataque, Robinho e Roberto. Este último,ausente a alguns jogos, fazendo com que nossa equipe perdesse muito em velocidade. Entretanto, mesmo com todas essas adversidades, nosso Leão foi até a Vila Belmiro e enfrentou o time do Peixe de igual para igual e merecia melhor sorte. Pena que futebol não é feito de sorte, mas, de bola na rede.

Já no domingo, foi a vez de enfrentar o Atlético – PR. Mesmo com o retorno de Patric, Caio, Davi e Robinho, nosso time azurra não apresentou um bom futebol, e a derrota foi justa. Além disso, a nação avaiana ficou sem presente de aniversário. Foi, sem dúvida, uma grande tristeza para todos. Agora é ficar na torcida para que o clube faça uma análise do que anda acontecendo e volte a reencontrar o bom futebol. O torcedor saiu de campo preocupado com a sombra do rebaixamento!!! Acorda Leão, enquanto é tempo.


Fato que impressiona é a disposição de nosso ex-técnico, Silas, em levar profissionais que integram a estrutura do AVAÍ. Primeiro foi a leva dos vários jogadores, como William, Ferdinando, Ozeia e Wendel, para equipe do Grêmio. Sem mencionar as tentativas sobre nosso atacante, Roberto. Agora, contratado pela equipe do Flamengo levou nosso preparador físico, Emerson Luiz Buck Silva (Emerson Buck). Silas, para de tentar prejudicar o Leão da Ilha e siga sua vida!!!


Tudo bem que o clube deve sentir-se lisonjeado pela visibilidade gratuita proporcionada em âmbito nacional, pelo bom desempenho de seus atletas e profissionais técnicos. No entanto, deve se preparar para essas futuras investidas, que serão cada vez mais frequentes e não se deixar desestruturar diante das baixas iminentes. Um clube com o porte de série "A" não pode ficar a mercê dessas vulnerabilidades, para determinar sua colocação no campeonato brasileiro.

No sábado, do dia 28 de agosto, foi eleita a “Musa do Terminal”, uma promoção do grupo RBS. O objetivo do concurso era escolher a menina mais bonita que circula pelos terminais urbanos de Florianópolis. A final foi pelo voto popular. A bela candidata Sheila Lopes foi a vencedora. Adivinhem para que time ela torce? AVAÍ, é claro! Enchendo a torcida avaiana de orgulho, subiu ao palco para receber a premiação com a bandeira do Leão. Parabéns Sheila, e obrigado por enaltecer a nação azurra!!!

Ainda por conta do aniversário de 87 anos do nosso Leão, vamos continuar contando mais um pouquinho da sua história gloriosa. Em 20 de fevereiro de 1938, nosso Time do Coração aplicou a maior goleada da história do clássico de Florianópolis: AVAÍ 11 x 2 Figueirense. Esse jogo também marcou a estreia de Saul, atacante do AVAÍ, no clássico da cidade. Mais tarde, ele se tornaria o maior artilheiro do clássico, com 41 gols em 45 jogos, atuando sempre pelo Leão da Ilha.
Outro fato marcante é a frase "Esse Avaí faz coisa", repetida diversas vezes pelo comentarista esportivo Miguel Livramento, e que ficou famosa pelas façanhas inacreditáveis do time Azurra no futebol. Sempre que acontece algo de inesperado com o Avaí, é proferida a frase. Um ótimo exemplo para respaldá-la aconteceu no ano de 1988. Nesse ano o AVAÍ amargava um jejum de treze anos sem títulos. No início do ano, o elenco se apresenta para a temporada desacreditado por todos e desfalcado, com apenas seis atletas. Os remanescentes do ano anterior não se apresentaram porque estavam com seus salários em atraso. O clima não podia ser pior. Mas como sempre “Esse AVAÍ faz coisa”. O time surpreende a todos e conquista o primeiro título catarinense no seu novo estádio.


Um outro exemplo, foi a conquista da Copa Santa Catarina de 1995. Um time formado, basicamente, por jogadores das categorias de base do clube, já que, novamente o AVAÍ passava por dificuldades financeiras. Fato comprovado pela refeição servida aos jogadores antes da final contra a equipe do Joinville, no estádio Ernestão, em Joinville, que foi, simplesmente, sanduíches. A torcida adversária lotou o estádio e cantava vitória, pois se considerava infinitamente superior. Contudo, o time Azurra se mostrou forte e venceu o Joinville pelo placar de 3 x 1, sagrando-se campeão.


Após contar mais um pouquinho da história do nosso Leão da Ilha, me despeço, com o compromisso de na próxima segunda-feira trazer novas informações aos nossos amigos leitores.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero, amigo Jair, que, na próxima segunda, não estejamos tão próximos do rebaixamento.