segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Sozinho não se chega a lugar algum

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Olá torcedor Azurra.

O Leão da Ilha viveu uma semana intensa. Mal começou a segunda-feira e já vieram as primeiras medidas adotadas pela Diretoria do Clube. Primeiro foi a demissão da comissão técnica, e depois a saída do meio-atacante, Sávio. Acredito que alguma medida deveria ser adotada para sacudir o ambiente na ressacada, mas confesso que não esperava a saída do treinador. O jogador Sávio já estava fazendo horas extras, aliás, como outros jogadores que não preciso nem citar, pois o torcedor já tem os nomes na ponta da língua. Já em relação ao treinador, ainda tenho minhas dúvidas. Acredito que Antônio Lopes é um grande profissional, tanto que já postei aqui uma matéria sobre o seu curriculum. Entretanto, no futebol ninguém resiste a tantos resultados negativos. Foi o que aconteceu. Vamos torcer para que a decisão tenha sido acertada, temos que confiar!


Outro fato, no mínimo curioso, foi o convite aos blogueiros e representantes de torcidas organizadas para participarem de uma reunião com um grupo de Diretores avaianos. Penso que a nação azurra deve ser ouvida, no entanto é necessário perspicácia para interpretar o jogo de interesses, pois se valendo da má fase do clube, há sempre os “corneteiros de plantão” tecendo suas críticas a fim de provocar sensacionalismo e ganhar popularidade. Gostaria de assistir a essas pessoas assumindo decisões e arcando com as suas consequências. De qualquer forma, acredito que a Diretoria do AVAÍ está buscando ajuda e merece todo o nosso apoio, pois sozinho não se chega a lugar algum. Desejamos, como torcedores, que o Leão volte a rugir e assustar seus adversários no campeonato brasileiro.

O principal assunto abordado, na citada reunião, foi o preço dos ingressos, que já estão mais baratos. Depois de tantas reclamações, a Diretoria assumiu o erro e voltou atrás. O torcedor é o bem maior do Clube, e deve ser valorizado e respeitado. O futebol é um esporte popular e tem que manter seus preços acessíveis, contemplando o maior número de expectadores, unidos pela mesma paixão. Espero que os gestores do AVAÍ tenham aprendido a lição e não repitam o erro. Vamos para cima deles, Leão.

E nada melhor do que uma partida fora dos nossos domínios para que pudéssemos avaliar a “nova” equipe azurra. O primeiro adversário foi o Vitória da Bahia. Entretanto, mais uma vez, uma partida decepcionante, o único destaque da noite foi o lateral Marcos, que apresentou um bom futebol, em relação aos demais jogadores. O time estava muito frágil e foi presa fácil. Mas domingo os ânimos e a esperança já estavam renovados, não poderíamos deixar passar a última oportunidade, e vencer a equipe nordestina. O jogo começou, e com ele a emoção da torcida azurra. Gritos de apoio, gramado molhado e corações apreensivos com a situação e a posição na tabela. Foram pouco mais de quatro mil torcedores dispostos a apoiar o Leão. E para alegria da nação azurra, dessa vez prevaleceu a alegria e um bom futebol. Ao final da partida, o alívio do resultado positivo. Ufa, enfim uma vitória!! Que seja o início de uma nova fase para a equipe.

Esse é o torcedor apaixonado, que vai ao estádio, independente da situação do seu clube. Apóia quando o time merece e vaia quando não corresponde. Mestre Armando Nogueira definiu bem o perfil do torcedor apaixonado:

– "A perfeição do futebol não está, como o leitor imagina, dentro do campo; está, certamente, na arquibancada. Ali, feroz ou silencioso, o torcedor exerce o seu dom divino de acertar sempre. Não erra um chute, não erra um drible, não erra um passe. E é precisamente essa soberana competência que o leva a vaiar o próprio ídolo que perdeu o gol; o gol que ele nunca deixou de fazer, lá de cima, chutando as pernas do vizinho. Só o torcedor está autorizado a pronunciar a verdade de cada partida, aquela verdade que o “politicamente correto” não permite aos cronistas esportivos. Todas as torcidas costumam ser sinceras, quando xingam ou quando amam."

Para fechar, quero destacar a crítica realizada pelo colega de trabalho, Alexandre Vitoreti, aos meus textos, publicados, apenas, às segundas-feiras. Segundo o nobre leitor, quando o post é publicado, muitas matérias citadas já foram amplamente discutidas na mídia e eu deveria buscar outra forma de configuração dos textos, para torná-los mais atrativos. Gostei da sugestão e vou tentar melhorar. Já que esse trabalho também é um processo de melhoria contínua. Mas gostaria de justificar que algumas vezes é importante relatar o fato passado e expressar minha opinião, já que não tenho como escrever mais vezes durante a semana. Vitoreti, valeu pela contribuição!

Torcedor Avaiano, por hoje é só, na próxima semana voltamos com novas informações sobre o Leão da Ilha.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Nenhum comentário: