segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempos difíceis

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Olá torcedor Azurra.


Na última quinta-feira, enfrentamos o time do Vasco da Gama. O AVAÍ entrou em campo pressionado por uma sequência negativa de sete jogos sem vitória. Além desse fardo e de todas as cobranças recebidas da mídia e da nação azurra, ainda jogou fora dos seus domínios contra um clube que vinha de três bons resultados. A partida foi equilibrada, apesar de o Leão não apresentar um bom futebol no primeiro tempo. E por mais incrível que possa parecer, o time só foi melhorar o desempenho após ficar com um jogador a menos. No final, o resultado não foi desastroso, e por muito pouco a equipe avaiana não saiu vitoriosa! Vejo muitos torcedores preocupados reclamando do futebol apresentado, no entanto é importante saber reconhecer um bom resultado alcançado, especialmente diante do momento delicado pelo qual passamos. Amigo leitor, prefiro ver a equipe jogar mal e colher bons resultados a jogar bem e continuar perdendo, como tem ocorrido em repetidas vezes. Claro que o ideal é jogar bem e vencer, mas quando isso não é possível, é sempre bom conquistar uns pontinhos que distanciem a equipe da zona de rebaixamento.

No domingo, enfrentamos a equipe do Grêmio, nossa velha conhecida. O AVAÍ vinha de um bom resultado diante do Vasco e com a equipe mais tranquila em virtude dos resultados do sábado, favoráveis ao Leão. O fantasma do rebaixamento ainda continuava presente, mas as esperanças estavam renovadas. Todos sabiam que uma vitória era tudo que o time precisava para voltar a respirar na competição e ter mais tranquilidade para a sequência do campeonato. O Leão da Ilha começou a partida com muita disposição, e se lançou ao ataque do Grêmio do meu bom amigo, Adriano. O AVAÍ jogava melhor, criava as melhores oportunidades e parecia que teríamos um domingo feliz. Ledo engano, em uma bela jogada o atacante Jonas fez aquilo que os atacantes avaianos não conseguiram fazer, balançou as redes adversárias. O gol desestabilizou a equipe e o AVAÍ não se encontrou mais em campo. Resultado, mais uma derrota e nove partidas sem vencer! Vamos reagir, Leão, enquanto ainda temos tempo.

A turbulência parece continuar no ambiente interno da Ressacada, a Direção precisa aparecer, na mídia, e dar uma satisfação para a sua fiel torcida. A intranquilidade parece ter atingido todos os setores do clube. Acredito que nosso Presidente já deva ter resolvido algumas das controvérsias criadas, e levadas a público, mas os problemas ainda são evidentes, o que refletem no moral da equipe e consequentemente na sequência desastrosa de resultados obtidos.

Continuo acreditando em nosso Presidente e sei que vamos sair dessa. Sua segurança e conhecimento transmitem confiança e a certeza de que estamos em boas mãos. Indagado sobre o momento que o AVAÍ está vivendo, nosso Presidente foi categórico: “ainda não sei o caminho para ser campeão, mas sei como um time pode cair para a Segunda Divisão.” Resta a esperança de que essas palavras proferidas de forma tão segura e sincera não fiquem esquecidas na memória da Direção do nosso Avaí Futebol Clube, pois o campeonato segue de forma audaz e não queremos sentir o amargo gosto e a dor de fixar espaço na segunda divisão, ao lado de nossos conterrâneos do estreito.

O time da Ilha continua sua caçada para agregar dois novos valores ao plantel disponível ao delegado Antônio Lopes. Penso que a escolha deva ser realizada com cuidado e precisão, para que não tenhamos mais dois jogadores apenas para onerar a folha do Clube, pois já temos um número suficiente de jogadores remunerados sem trazer os resultados aspirados. Nesse trabalho, a Direção terá que terá que conciliar rapidez e eficiência, pois as necessidades são urgentes e os novos valores têm que somar. “Vamo, vamo, AVAÍ!”.

Se na equipe principal a campanha não é boa, a equipe Sub-23 estreou bonito e venceu a equipe do Santos, em plena Vila Belmiro, na última quarta-feira, dia 15. O gol foi anotado por Jeferson, aos 24 minutos do segundo tempo. O time azurra foi formado por Alex, Medina, Cleyton (Vítor Hugo), Léo San e Revson (Léo Campos); Jhonny, Rodrigo Thiesen, Ildemar e Jeferson; Natan e Cristian (Peu). Já diante do Atlético (MG), a equipe sofreu sua primeira derrota, com direito a perda de pênalti pelo jogador Medina. Será que é possível aproveitar algum atacante para a equipe principal? Não aguento mais Rafael Costa.

Tentando achar algo de positivo em relação ao nosso Leão, na semana que passou, para tornar essa matéria menos triste encontrei o título da 8ª Copa Sendai, no Japão, conquistado pela Seleção Brasilieira Sub-19. O goleiro Alex e o técnico do time sub-23 do AVAÍ, Luiz Antonio Verdini, fizeram parte dessa conquista. A Seleção apresentou o seguinte retrospecto: venceu a China por 4 x 1, o Japão por 1 x 0 e empatou com França em 2 x 2. O goleiro Alex, de 19 anos, foi titular nas três partidas. Obrigado representantes avaianos por agraciar a nação Azurra com mais essa alegria. Estamos precisando de motivos para voltar a sorrir!

Amigos leitores, não aguento mais esse senhor chamado Silas, agora está tentando levar o Valber para o Flamengo. Dá para acreditar? Que loucura isso! O problema é psiquiátrico. Vai procurar ajuda médica, Silas!

Nação azurra, por hoje é só, mas semana que vem estaremos aqui para mais informações do Leão da Ilha. Esperamos que dessa vez, com notícias mais animadoras!

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Nenhum comentário: