segunda-feira, 21 de março de 2011

Batalha do Avhay

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*

Bom dia, torcedor avaiano.

Depois de um empate em Ipatinga, na partida de ida, pela Copa do Brasil, nosso Leão conseguiu pela primeira vez uma vitória convincente, diante da equipe do Imbituda, pela quarta rodada do Campeonato Catarinense. A equipe foi muito criticada no meio da semana, principalmente pela falta de vontade e covardia no jogo diante do Ipatinga. As críticas foram merecidas, pois faltou vontade de vencer, faltou acreditar na vitória. O time do Avaí é nitidamente superior ao time mineiro, e na Ressacada, com certeza fará o resultado para chegar a terceira rodada da competição brasileira.

Entretanto, também devemos reconhecer e elogiar quando a equipe faz uma bela apresentação, como fez o Avaí no último domingo (20). A disposição do time, a vontade de vencer, dispensam comentários. Foi um time aguerrido, determinado e vibrante. Destaque para as boas partidas de Gustavo, Marquinhos e William. Impressionante a superação do lateral Gustavo, sua vontade e garra, acabam por suprir suas limitações técnicas, o jogador se doa para a equipe. Como prêmio por sua boa partida, foi responsável pelo passe do primeiro gol avaiano, anotado por William.

Estamos vivos na competição catarinense, e vamos brigar para chegar na final do campeonato, buscar o tri. Agora não é possível mais mostrar a tabela para justificar que a equipe avaiana não é boa, já que hoje ocupamos a terceira posição no returno. Espero, apenas, que o time azurra continue crescendo e apresentando o bom futebol que resultou na goleada diante do Imbituba. “Vamo, vamo, Avaí”!

Como prometi, hoje vou abordar sobre o nascimento do nosso time do coração, que ocorreu no dia 1º de setembro de 1923. No mesmo ano foi organizada uma competição pela Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres (LSCDT), e adivinhem quem foi o campeão? O Avaí, claro, que naquele ano já começava a escrever uma história de glórias. O seu belo nome foi batizado por João Pinho de Oliveira e Amadeu Horn, em homenagem a Batalha do Avhay, dando-lhe como padrão as cores azul e branco, cores que apenas tornaram-se mais vivas no decorrer dos anos. Vale destacar que a Batalha do Avhay, fato que inspirou o nome do nosso querido Avaí, foi um confronto entre brasileiros e paraguaios ocorrido em terras guaranis, no lugar denominado Arroyo Avaí.

Nosso primeiro estádio foi o mesmo da rua Bocaiúva, que um dia pertencera ao extinto Anita Garibaldi; praça de esportes que mais tarde passou a chamar-se Adolfo Konder, quando ainda era propriedade da Federação Catarinense de Futebol. Hoje no local funciona o Beira Mar Shopping.

Fruto de acordo entre o clube e uma empresa construtora, em 1985 o Avaí trocou seu velho estádio por outro, mais moderno, e com capacidade à época, para aproximadamente 22 mil torcedores, construído num lugar chamado “Ressacada”, lado sul da ilha. Esse estádio levou o nome de Aderbal Ramos da Silva, fiel torcedor avaiano, que foi presidente do clube e também Governador do Estado.

Amigos leitores, vou ficando por aqui, na próxima semana voltaremos com mais informações da equipe azurra.

*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa Chuleta histórica é simplesmente o máximo. VALEU Jajá!
Nosso AVAÍ foi o slogan do do RICA CAIXA ALTA, sem tirar nem por: LUTA, GARRA E DETERMINAÇÃO.

Queimadas as línguas maledicentes, seguimos rumo ao TRI com encontro marcado no dia do aniversário da nossa amada Floripa.

Ah, o Gustavo relamente se superou. Eu sabia que com o mesmo DNA não iria degenerar... Tempo ao tempo. Esse é o segredo e o melhor remédio. Mesmo sabendo que nem sempre no futebol dá pra esperar pelo tempo...mas, confiar é fundamental!
Vida longa ao AVAÍ de ontem, que é aquele que a gente sabe e conhece.

Aliás, o M10 disse que estão solicitando à diretoria um barateamento no preço dos ingressos pra lotar o Monumental para a Copa do Brasil, dia 30. Esse 'garoto' sempre nos dando alegrias, onde quer que esteja, hein?
Só não me venham com 'deireal', né? hehehe

Chuleta Avaiana disse...

É isso aí Gi, vamos para cima deles Leão, agora com as esperanças renovadas. Um abraço da Chuleta Avaina.

Anônimo disse...

Sempre vale a pena lembrar (até porque alguns não devem conhecer né...) a historia do nosso glorioso Leão da Ilha. Valeu jajá!

E o Leão está rugindo alto!!

Chuleta Avaiana disse...

Dinho, com certeza muita gente desconhece a história gloriosa do nosso Leão, então, como você mesmo mencionou, sempre é tempo de relembrar. Um abraço da Chuleta Avaiana.

Sergio Nativo disse...

Jaja, realmente Gustavo é uma grata surpresa, sua vontade e garra, acabam por suprir suas limitações técnicas. Ja o critiquei, mas tambem cantei a bola, Gustavo hoje é o novo Orivolado. Bom pra ele, para nos e para o Avai.

Chuleta Avaiana disse...

Sergio Jr, esperamos que ele continue crescendo com o Leão e nos ajude na conquista do tricampeonato, já que esse tal de Jorge Lucas não disse a que veio. Um abraço da Chuleta Avaiana.