segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Virtudes e Deficiências !

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos

Bom dia, torcedor avaiano,

No próximo dia 08 iniciaremos a sexta rodada do Campeonato Catarinense. Os destaques negativos são as equipes do Criciúma, do Joinville e do Além das Pontes. Este, considerado por muitos como o grande favorito, tem um aproveitamento até agora de 53%, ocupando, apenas, a 5ª posição na tabela de classificação.

Os destaques positivos são as equipes do Avaí, da Chapecoense e do Atlético de Ibirama. Penso que serão esses times que disputarão palmo a palmo o título do primeiro turno. E o principal favorito, como bom torcedor que sou, acredito ser o nosso time do coração.

Não que o Avaí esteja jogando um futebol encantador, muito pelo contrário, o futebol apresentado não tem, inclusive, animado a torcida. Então quais seriam os motivos que nos fazem acreditar que o Leão é um dos principais favoritos ao título do primeiro turno?

O primeiro deles é a eficiência, a equipe azurra tem conseguido vencer seus jogos. O segundo é o esquema defensivo, Mauro Ovelha joga com três zagueiros e dois volantes, o que dificulta as ações dos adversários. O terceiro é que, além de defender bem, os zagueiros e voltantes têm conseguido balançar as redes adversárias. E por fim, destaco a união do grupo e o treinador, que reconheço, é um trabalhador incansável.

E o que falta ao nosso Avaí? Na minha modesta opinião, falta um meia criativo (não aguento mais o Robinho) para dar velocidade ao time, dois atacantes matadores e um melhor padrão de jogo. Embora tenham feito um gol na última partida, Ronaldo Capixaba e Neilson deixam muito a desejar. O time ainda se apresenta um pouco desorganizado em campo e isso tem que ser corrigido com urgência.

Vamos aguardar os próximos jogos do Leão e torcer para que as deficiências aqui mencionadas sejam corrigidas e as virtudes fortalecidas.

No ano de 1934 o coronel Lopes Vieira trouxe mais uma vez para o futebol catarinense os festivais, competições que até hoje são realizadas por alguns bairros de Florianópolis. Esses torneios eram rentáveis e fortaleceram o caixa da Federação. Tivemos também naquele ano o tradicional torneio início e o Campeonato da Cidade.

Nas duas principais competições do ano o vencedor foi o Clube Atlético Catharinense, que acabou recebendo a conquista do campeonato da cidade como um título estadual. A Federação ratificou o título e até hoje o Atlético Catharinense consta no rol dos campeões do futebol do Estado de Santa Catarina.

Meus amigos, vou ficando por aqui. Espero escrever a próxima coluna abordando o nosso time do coração como ponteiro da tabela, próximo do título do primeiro turno. ”Vamo, vamo, Avaí!”

Nenhum comentário: