domingo, 1 de abril de 2012

Bomba: presidente Zunino deixa o Avaí !

O dia 1º de abril é popularmente conhecido como o dia da mentira. Nesse dia, todos procuram pregar peças em seus amigos e os menos avisados são vítimas de muitas brincadeiras e gozações. Há muitas explicações para a data ter se transformado no dia da mentira. Vamos a elas.

A brincadeira teria surgido na França. Desde o começo do século XVI, o ano novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Segundo o Wikipédia, em países de língua inglesa, o dia da mentira costuma ser conhecido como april fool's day, "dia dos tolos de abril"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

Ainda segundo a mesma fonte, o dia da mentira no Brasil começou a ser difundido em Minas Gerais, em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. 

Como em nosso blog também tem espaço para o humor, não podíamos deixar passar essa data em branco, sem fazer a brincadeira com nossos amigos leitores.

Hoje é um dia especial, temos clássico. Vamos ficar na torcida para que nosso time do coração vença o Além das Pontes, para que possamos fazer uma grande festa de VERDADE! "Vamo, vamo, Avaeee"!

Nenhum comentário: