segunda-feira, 16 de abril de 2012

Esse Avaí faz coisa!

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos

Bom dia, torcedor avaiano!

Nada melhor do que um jargão para definir o momento vivido pelo Avaí na competição: "Esse Avaí faz coisa!". Quando todos já davam como certa a eliminação do Leão, ele desperta, urra alto, e chega às semifinais do Catarinense.

E o que deixa a torcida azurra mais feliz é que o time chega forte, apresentado um bom futebol que o credencia como um dos favoritos ao título. O Avaí, com certeza, pelo futebol que vem apresentando, não será um mero figurante nessa reta final do campeonato. Os adversários que abram o olho, pois o Leão chegou e está faminto por vitórias e sedento por mais um título estadual.

Tudo bem que ainda temos algumas deficiências, mas todos concordam que o futebol e espírito do grupo se transformaram. Ao ponto de ficarmos nos perguntando como uma equipe que jogava um futebol duro de se assistir, pode ter mudado tanto da noite para o dia. Não vou entrar nessa polêmica, até porque, já escrevemos bastante sobre isso aqui no blog, como na postagem "Equipe de futebol também é feita de homens", vou me deter a falar do nosso próximo adversário, o verdão do oeste.

Um adversário que tem encontrado o Leão nas últimas decisões do Campeonato Catarinense e que merece todo o nosso respeito. A primeira partida é na Ressacada, e a decisão da vaga à final no Índio Condá. O Leão não terá vida fácil, mas tem totais condições de decidir o título do Campeonato Catarinense. "Vamo, vamo, Avaeee"!

O ano de 1937, no futebol catarinense, teve como destaque, além do título de nosso arqui-rival, o primeiro jogo noturno realizado em Santa Catarina. Até então, apenas os estados do Rio de Janeiro e São Paulo tinham presenciado o espetáculo à luz de refletores.

Com um ótimo público, foi realizado um torneio relâmpago, que teve como campeão o Barriga-Verde, time da Capital. Acompanhando tudo e elaborando matérias e comentários sobre o futebol catarinense, surge na mesma época a revista especializada "O Esporte", editada e redigida pelos senhores Carlos Campos Ramos e Flávio Ferrari. Curiosamente, este último ainda viria a ser presidente da Federação Catarinense de Desportos de 1949 a 1951.

Amigos leitores, vou ficando por aqui, acompanhando de pertinho nosso Leão e torcendo pela classificação à decisão do Catarinense. 

Nenhum comentário: