sexta-feira, 13 de abril de 2012

Na mesma moeda, by André Tarnowsky Filho !

O texto do nosso ex-colega de blog, André Tarnowsky Filho dispensa comentários. Faça a leitura e tire suas próprias conclusões. "Vamo, vamo, Avaeee"!

Faz tempo que venho escrevendo diariamente sobre o Avaí Futebol Clube, paixão pra toda vida! Justamente por ser uma paixão, por vezes nos deixamos levar pela emoção e cometemos alguns atropelos, algumas injustiças, quer pela colocação de palavras mais duras, quer por uma insinuação que deixou uma interpretação dúbia...

Efetivamente, não sou um mestre das letras, mas é verdade também que pauto meu blog pelo meu instinto e não pela vontade de terceiros...

De alguns tempos para cá, mais precisamente depois daquela estupenda campanha no Campeonato Brasileiro de 2009, comecei a perceber uma mudança de ritmo na minha "paixão", não que meu coração batesse diferente, mas a condução dos negócios da "paixão" começaram a ser desvirtuados...

Bom que se diga, não confio nem acredito nas coincidências do futebol, quer por resultados, quer nas atitudes dos dirigentes.

Partindo dessa premissa, vou forçar meus amigos leitores a acompanharem esse pequeno raciocínio, que começa a partir de uma reportagem de 8 de junho de 2010. Quem se lembra disso? Confira:


"Avaí apresenta novo gestor da base e parceria com clube argentino

Visando ampliar o número de talentos revelados pelo clube, e consequentemente a receita, o Avaí apresentou na tarde desta segunda-feira, (07/06), na sala de imprensa do estádio da Ressacada, em Florianópolis, os novos parceiros do clube. A intenção é transformar e projetar as categorias de base do Avaí Futebol Clube para o futebol internacional.

Um novo gestor da base, um patrocinador internacional para as categorias mirim, infantil, juvenil e júnior, e uma parceria com o clube argentino SANTA FE FÚTBOL CLUB.

Participaram da coletiva os Senhores João Nilson Zunino, presidente do Avaí, Sandro Zunino, diretor da base, Esteban F. Kreig, Presidente do Santa Fe Futbol Club, Fábio Araújo, graduado em gestão esportiva, e Dr. Tullo Cavallazzi, procurador jurídico do Avaí.

Na oportunidade, foi apresentado o Sr. Fábio Araújo, que chega ao Avaí para exercer a função de gestor da base, tendo a meta de profissionalizar o departamento, proporcionando, ao clube, rendimentos financeiros com a revelação de craques. “Chego ao Avaí para trabalhar na estrutura que já está formada com o Sandro Zunino, que é o diretor da base, e com o Almir Gil, que é o coordenador. Minha função é dar consultoria e profissionalizar o departamento”, comentou Araújo.

Em seguida, foi apresentado aos profissionais de imprensa, diretores e demais pessoas presentes na coletiva, o presidente do clube Santa Fé. João Nilson Zunino e Esteban Kreig assinaram o protocolo de parceria desportiva entre Avaí e o clube argentino. “O Santa Fe é um clube argentino que vem se destacando na revelação de talentos naquele país. Queremos fortalecer a nossa base, proporcionando aos nossos garotos oportunidades para agregar experiência em seus currículos”, afirmou Zunino.

Para o presidente do clube argentino, a parceria entre Avaí e Santa Fe é a oportunidade para garotos talentosos despontarem no futebol brasileiro e argentino. “Estamos muito felizes com esta parceria, por toda a receptividade que a diretoria do Avaí está nos dando e com a possibilidade de revelarmos talentos em um futuro próximo”, comentou Esteban Kreig.

Antes do encerramento, Zunino falou sobre o patrocinador exclusivo para as categorias de base do Avaí (mirim, infantil, juvenil e júnior).

“A MOLTEN é uma empresa japonesa que fabrica bolas de basquete, futebol, volleyball, handball, além de outros equipamentos esportivos, e que está voltando ao Brasil através do Avaí F.C.. Teremos, através da Molten, o fornecimento de bolas e de luvas para os goleiros de nossa base”, afirmou Zunino.

No encerramento, os profissionais de imprensa puderam conversar pessoalmente com os senhores Fábio Araújo e Esteban Kreig."

O texto original, salvo engano, é do site do Avaí, mas encontrei na internet, no blog Avaiano Camisa 12 (http://avaianocamisa12.blogspot.com.br/). De prático, essa parceria não trouxe nada, ou muito pouco. Talvez algum material produzido pela empresa japonesa...

Nem Avaí, nem Santa Fé! Nada aconteceu... Porém, Fábio Araújo, vulgo Maguila, acabou sendo promovido para a equipe profissional, em 2011, onde faria um desastroso trabalho junto com Luciano Corrêa, Mauro Galvão e Gabriel Zunino. Posteriormente, no mesmo ano, Maguila acabou demitido, após o insucesso no Campeonato Catarinense.

Da matéria acima, datada de 8 de junho de 2010, vou pular para outra mais recente, publicada pelo Lance!Net, em 13 de março de 2012:

"Assessor de parceiro argentino será gerente de parcerias do Corinthians

O Corinthians contratou Fábio Araújo, que intermediou o vínculo com o Corinthians Santa Fé, para ser gerente de parcerias do clube. Araújo, que é brasileiro e mora no Rio de Janeiro, era assessor de Esteban Kreig, presidente do clube argentino e antigo empresário de jogadores."

Curioso, não?

O mesmo "gestor" que levou o Avaí a perder o tricampeonato mais fácil de sua história, é quem está por trás dessa MARACUTAIA chamada "parceria Corinthians-Avaí"...

Verdade seja dita, quando da demissão de Maguila, Zunino a fez com o coração partido, já que considera o "Rei da Esbórnia na Zimba" um rapaz muito inteligente. E deve ser mesmo, por isso está levando todos na lábia...

Por isso, antes de questionar a postagem publicada aqui no dia de ontem, outra vez do Lance!Net, vou pensar nas alternativas que restam ao mandatário avaiano, João Nilson Zunino. Afinal de contas, a hipótese de que tudo é verdade, foi desmentida por ele, ainda que com a voz embargada...

Ou seja, numa linguagem clara, a competência do treinador Hemerson Maria serviu para salvar os incompetentes num primeiro momento. Agora que a frustração pelo mau futebol já está creditada na conta de Mauro Ovelha, Zunino e sua troupe estão livres para novos negócios...

Zunino colocou sua credibilidade em xeque. Pior que isso, na véspera de uma decisão contra o Joinville, seguida de outra decisão contra o Metropolitano. Pouco adiantará o sucesso de Hemerson Maria. Ou tudo adiantará: vencendo, Zunino, de péssima retórica, não terá como explicar a saída do nativo Maria para a chegada de boçais e mercenários paulistas...

Ah! O amigo leitor poderia estar pensando: mas por que "na mesma moeda?" Simples! Porque assim como faltou ética aos empresários Carlos Augusto Arini e Júlio Rondinelli durante o Campeonato Brasileiro do ano passado, acertando e puxando vários tapetes dentro da Ressacada, o mesmo tratamento lhes foi dispensado.

Os dois estarão fora! Mas calma: é só depois do Campeonato Catarinense...

Nenhum comentário: