quarta-feira, 24 de março de 2010

Clássico sem maquiagem!

Quando se fala em números, tudo vira uma grande controvérsia na Ressacada. Ano passado, foi na homenagem ao eterno lateral Orivaldo, quando se disse que ele teria feito 413 jogos com a camisa do Leão, enquanto uma corrente mais rigorosa e apurada, garantia que foram 415 jogos.

Houve, naquela oportunidade, divergência também com os gols que Orivaldo teria marcado.

Este ano, a polêmica começou com o 100° jogo do zagueiro Emerson, com a camisa do Avaí. Para uns, contra o Atlético de Ibirama, na Ressacada. Para outros, contra o JEC, na decisão do turno.

A mesma polêmica repetiu-se praticamente em seguida, quando o outro zagueiro e hoje capitão, Rafael, também completou seus 100 jogos com a camisa do Leão. Ninguém consegue se entender!

Como é sabido, o livro com mais de 500 páginas, de Alexandrino Barreto Neto, AVAÍ FUTEBOL CLUBE, contando a história e trazendo boa parte das súmulas de jogos do nosso Leão, não está completa.

Se seguirmos os clássicos pelo livro do Barreto, certamente não chegaremos aos 400 jogos em clássicos.

Mas, entre os muitos pesquisadores e historiadores avaianos, há o levantamento efetuado pelo conselheiro do clube, Spyros Apóstolo Diamantaras.

Com os números apresentados por Spyros, chegamos aos 417 jogos entre Avaí e o time do Estreito. Portanto, hoje à noite, teremos o clássico de número 418.

Do total dos 417 jogos, o Avaí venceu 136 vezes, enquanto aconteceram 132 empates e o coirmão venceu em outras 144 oportunidades. O mais curioso, é que na história do clássico, existem 5 jogos não identificados, ou seja, eles aconteceram, tem suas datas definidas, mas seus registros se perderam ao longo do tempo...

Também, pudera! São jogos nos idos anos de 1926, 27, 28, 33 e 1946...

Se levamos desvantagem de 8 jogos no levantamento feito por Diamantaras, há que se salientar que temos muitos mais gols marcados do que nosso coirmão: 564 contra 519!

Esperamos que, na noite de hoje, os gols avaianos também prevaleçam...

Um comentário:

Felipe Matos disse...

Se o Spyros falou eu confio!! hehe