quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Time de primeira, com marketing de terceira!

Por: Sandro Azevedo*

Salve Alvicelestes,

É triste, mas é preciso reconhecer que nosso marketing não está a altura do nosso time, não está no mesmo patamar em que se encontramos a nível nacional e em breve em nível internacional. Não existe explicação plausível para a mantença de tanta incompetência, de um trabalho que beira o amadorismo. Não possuo formação acadêmica em Marketing, contudo, creio que bastaria juntar uma meia dúzia de torcedores avaianos, que vivem e respiram essa nação diariamente, que possuem formação amorosa com nosso manto alviceleste para colher ótimos frutos e tentar reconquistar o respeito perdido depois de um início de 2010 desastroso, em termos de relação clube-torcedor.

A propaganda veiculada na mídia local, convocando o torcedor para se associar, simplesmente não reflete a grandeza de nosso time e a importância que conquistamos nacionalmente. Confesso que, a propaganda do time da série baixa, eu achei muito mais criativa e bem elaborada do que a nossa, portanto, é incompreensível que um time com orçamento muito menor que o nosso, consiga realizar ações com maior competência. Ora, será que o Avaí montou uma equipe de estagiários? Será que não existem profissionais qualificados para sanar esta deficiência gritante e tão criticada ao longo do ano?? Ou será que simplesmente o Avaí se mantém inerte, pois existe alguma contra prestação que lhe favorece?

Estamos iniciando a metade final do ano e até agora, ao meu ver, o Leão somente acumulou prejuízos com as péssimas ações articuladas pelo nosso Marketing. Algumas falhas eu acho pontuais neste trajeto de 2010, primeiro a mudança drástica da campanha de sócio, o Avaí não deu um tiro no pé, mas metralhamos nossos próprios pés - ou seriam os deles? – estes alienígenas que atuam em favor de terceiros sem pensar no bem estar de nosso torcedor; posteriormente, o Leão divulgou a fantástica campanha “ressuscitamos Sávio”, (este jogador merece todo respeito, é esforçado, comprometido, mas....), até o Brusque conseguiu fazer um marketing muito melhor e chamar a atenção da mídia com a apresentação do Viola...(o que o Brusque disputa além de Estadual?). O time do vale adotou medidas simples, conseguiu um helicóptero, divulgou e pimba...apareceram em rede nacional. Enquanto isso, Sávio chegava na Capital sozinho, sendo recebido apenas pelo Zunino e dando autógrafo para torcedores do time de segunda, que estavam aguardando o vôo no aeroporto.

Além disso lançaram o novo uniforme na Palhoça – a desculpa era divulgar a marca nas cidades do interior – mas realizaram uma festa privada, para poucos e puxa-sacos convidados. Agora lançaram a campanha para venda da camisa do Renan na seleção – chamaram o torcedor e divulgaram no site -, então fui na Avai Store da Padre Roma no sábado antes do confronte contra o Corinthians e?? surpresa, não tinha mais camisas, pois a mãe do glorioso Renan havia comprado todas!! Fiquei frustrado e questionei a vendedora, afinal quantas camisas vocês receberam para venda, 50 unidades?? Olha, mais valia eu não ter perguntado, a vendedora respondeu: recebemos apenas 10 camisas!

Desta forma fui embora, envergonhado, decepcionado, pois como que um time lança uma campanha e coloca apenas 10 camisas a venda na loja oficial no centro da Capital!? Conclui comigo mesmo, torço para um time de primeira, mas que continua com cabecinha e cercado por pessoas de terceira!

Um abraço.

*Sandro Azevedo é advogado, sócio e torcedor do Avaí. Jogador muito amador, mas sempre leal do time Traíras. Também conhecido pelo pseudônimo Coelho, foi convidado especial para assistir (na torcida do time da casa) de corpo presente Chororo 1 x 7 tricolor, uma noite inesquecível.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

4 comentários:

JulioAzzurra disse...

Caro Sandro, reforçando o que você relatou sobre o lançamento da camisa oficial do nosso goleiro, ontem fui a loja do Avaí no centro comprar a camisa da Sulamericana, já me preparando para o jogão de hoje.
Não tinha nenhuma. Não é que não tinha o meu número (tamanho), não tinha nenhuma, nem para ver como era de perto.
Saí com a promessa que "talvez" hoje chegasse algumas unidades. Tentei deixar o o telefone mas a vendedora não pode ligar para celular... só para fixo. Então eu vou ligar. Tem que ser muito apaixonado mesmo.
Pra mim está bem claro. Ou o pessoal do marketing não consultou o calendário de jogos do Avaí, ou não esperavam que a torcida tivesse esta reação positiva ou ainda pior, não esperavam que o time tivesse este sucesso.
Parabéns pela postagem. Sei que não é uma crítica pela critica. É uma crítica construtiva de quem quer o Avaí cada vez melhor e mais forte.
Saudações Azurras.

GutoAtherino disse...

Permitam-me discordar quanto ao caso Sávio. É verdade que dentro de campo ele praticamente nada correspondeu. Mas dizer que a ação do Brusque com Viola obteve mais retorno é um tremendo exagero e, desculpem, falta de percepção. Se a questão é projeção nacional, basta abrir qualquer guia do campeonato e ver quem é apontado como destaque do Leão. Ou ficar atento aos comentaristas adversários (na TV, rádio, jornal, internet) a cada rodada, que seguem a mesma linha jornalística preguiçosa. Os caras sempre citam Sávio como destaque, mesmo ele ficando mais no DM do que em campo.

Com todo respeito, criticar é fácil. Ainda mais de forma superficial e seguindo a maré da torcida. Prefiro quando a Chuleta vai a fundo nas questões, esclarecendo fatos e sugerindo melhorias consistentes.

Saudações azurras,
Guto Atherino

PS.: vai pra cima deles hoje, Leão!!

AZEVEDO disse...

Prezado julio,

Realmente não tenho o menor interesse em menosprezar o Avaí, mas é um absurdo que ninguém tome uma providência, mesmo diante de uma enxurrada de reclamações. Comprei o uniforme infantil, mas estão em falta o meião e o tênis de salão, pior, sequer existe previsão para chegar! Perde o torcedor, perde o Avaí.

AZEVEDO disse...

Nobre Guto,

Sou viciado em internet, acompanho diariamente o noticiário esportivo nos mais diversos sites, além disso, também sou um telespectador assíduo de programas da Sportv, ESPN e outros. Se compararmos os números de notícias veiculadas sobre o Avai e selecionar as que falam sobre o Sávio, seria irrisório. Além disso, geralmente fazem apenas uma menção sobre o jogador que esta encostado na Ressacada. Respeito sua opinião,mas não se trata de crítica superficial, contratar um jogador do porte do Sávio para fazer desfile de camisa e participar de eventos informais, é dinheiro jogado fora...e quem paga esta conta somos nós! É só ver os preços dos ingressos...