segunda-feira, 11 de outubro de 2010

É hora de reagir!


Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos*
Olá torcedor Avaiano.


Hoje é dia 11 de outubro, véspera de feriado e do dia das crianças. Sabemos que muitos de vocês não trabalham, mas nós da chuleta avaiana estamos aqui firmes e fortes para trazer a informação até você.

Nossa equipe avaiana vem enfrentando uma série de problemas, que não se restringem a possibilidade de rebaixamento, temos os problemas de gestão, comunicação e conflitos de interesses. Para agravar o quadro e tirar o sono de nosso até então técnico, Edson dos Santos, muitos jogadores ainda habitam o Departamento Médico. Desde que assumiu o comando azurra a situação só piorou. Para a partida diante da equipe do Palestra Itália os desfalques foram Diogo Orlando, Rafael, Eltinho, Marcinho Guerreiro, Rudnei, Leandro Bonfim, Válber e Vandinho, todos se recuperando de lesão. E para piorar, no jogo diante do rubro-negro parece que a pubalgia de Roberto resolveu voltar.

Essa situação faz com que a formação da equipe sofra constantes alterações e o time azurra perca em entrosamento e qualidade. Os jogadores substitutos têm que se dedicar ao máximo para não comprometer o rendimento da equipe, mas nem sempre o atleta reserva consegue corresponder à expectativa esperada da torcida e do treinador.

Mesmo com todas as dificuldades apresentadas, nosso Leão foi enfrentar o Palmeiras, na esperança de trazer ao menos um pontinho na bagagem. Bem, o resultado todos puderam acompanhar. O time foi valente, apresentou um bom futebol, principalmente no primeiro tempo, mas o descontrole emocional de alguns jogadores, especialmente do goleiro Zé Carlos, contribuiu para mais uma derrota.

Restava agora enfrentar o poderoso Flamengo e tentar fazer o resultado positivo. Agora com novo comandante, Vanderlei Luxemburgo, a equipe veio disposta a roubar pontos do time azurra, afinal a colocação na tabela da tradicional equipe carioca não reflete seus dias de glória. Amigos, o primeiro tempo foi desesperador, torcedores desacreditados deixando o Estádio, blasfêmias contra o manto avaiano, enfim, escapamos de uma goleada. Fomos para o segundo tempo com a esperança de uma virada. O AVAÍ retornou muito bem e rapidamente o jogo já estava empatado. Impressionante a disposição e o futebol apresentado, por muito pouco não saímos vitoriosos.

Embora a equipe avaiana tenha buscado o empate, é importante reconhecer que é muito pouco para quem almeja não ingressar na zona do rebaixamento. A instabilidade técnica dos atletas preocupa, pois não proporciona a segurança necessária para deixar pra trás o pesadelo do rebaixamento. Nessa reta final não podemos deixar escapar pontos jogando com equipes que estão na zona perigosa conosco.

Agora é pensar no próximo jogo, pelo brasileirão, que será diante da equipe do Atlético Mineiro, do competente treinador, Lourival Junior, que parece começar a dar forma ao time mineiro. O jogo é fora dos nossos domínios. Se não pudermos vencer, no mínimo temos que conquistar o empate, pois o campeonato está se afunilando e jogaremos com mais um candidato ao rebaixamento.

A Direção do clube, preocupada, ainda que de forma tardia, com o momento e com a proximidade do fim do campeonato e a posição da equipe, anunciou a contratação de Vagner Benazi, para o comando dos jogadores. Não tenho ainda uma opinião formada a respeito da capacidade técnica do treinador, no entanto sei que é um profissional que tem bom histórico em relação a purgar clubes de situações como a que se encontra nosso Leão da Ilha. Vamos torcer para que dê certo. Vamos acreditar.
Como havia prometido, hoje, trago novas informações a respeito do nosso adversário da próxima quarta feira. A equipe do Emelec é formada basicamente por equatorianos, mas compõem o plantel três argentinos e um paraguaio. É um time de boa média de idade (24,57 anos) e boa estatura (1,78). Emelec é provavelmente o melhor clube poliesportivo do Equador. O mais interessante é que a Clube tem mais títulos em outros esportes do que no futebol, como por exemplo: 33 campeonatos nacionais consecutivos de boxe, 13 campeonatos nacionais de basebol e 18 campeonatos nacionais femininos de basquetebol. As principais estrelas do time são Camacho, Gimenez e Valencia. Espero que o AVAÍ já disponha de todas as informações relacionadas ao nosso adversário, que sejam relevantes à partida que se espera acompanhar!
Amigo leitor, por hora é só, semana que vem voltaremos com mais informações e opiniões sobre o nosso Leão.
*Jair Alcides dos Santos, vulgo Jajá, é torcedor e sócio do Avaí Futebol Clube. Membro da Associação de Amigos da Chuleta Avaiana, onde ocupa também a função de tesoureiro, Jajá é largo como Oswald de Souza: acerta tudo que é palpite e leva tudo que é prêmio de rifa e promoção onde deixa seu nome.

Obs: O artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Blog da Chuleta Avaiana.

Nenhum comentário: