segunda-feira, 15 de novembro de 2010

BOLA NA REDE


Boa tarde, torcedor avaiano.

Na última semana, informamos aqui que a Federação Catarinense de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Catarinense para o ano de 2011. A partir dessa postagem passaremos a abordar histórias e curiosidades que aconteceram ao longo das 87 etapas da competição, sempre destacando o nosso time do coração.

Em 12 de abril de 1924 o “Avahy”, juntamente com outros clubes de Santa Catarina, fundou a então, Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres (LSCDT), hoje Federação Catarinense de Futebol. Já no seu primeiro ano de fundação, a LSCDT organizou o 1º Campeonato Catarinense de Futebol que teve o “Avahy” como campeão, tornando-se assim o primeiro clube a possuir um título do futebol estadual de Santa Catarina. Além disso, ainda confirmou a supremacia naquela década vencendo ainda os campeonatos de 1926, 1927 e 1928, além dos campeonatos citadinos nos mesmos anos e também o Torneio Início em 1925 e 1926.

Agora vamos falar do AVAÍ atual. Já escrevi aqui, em outras postagens, o problema de finalização pelo qual atravessam os nossos atacantes. Se levarmos em consideração apenas os últimos seis jogos no brasileirão marcamos em apenas duas oportunidades, e nas duas saímos de campo vitoriosos. Diante da equipe do Guarani de Campinas obtivemos uma vitória magrinha de 1 x 0 e em pleno Beira-Rio vencemos a ótima equipe do Internacional por 3 x 2. Acho que isso por si só explica as dificuldades para escapar do rebaixamento. Espero que a partir da última partida diante do Internacional a equipe re-encontre os caminhos para o gol. O que vale é bola na rede. Vamos para cima deles Leão.
Exatamente após dois anos da data de acesso à Série A, nosso Leão da Ilha foi eliminado pela equipe do Goiás. Foi um presente de grego à torcida avaiana. A partida foi dura de assistir, devido ao baixo nível do futebol apresentado. Sinceramente, penso que o resultado mais justo seria as duas equipes perderem, mas como isso não é possível, num lance de pura felicidade a equipe de Goiânia saiu vencedora. Particularmente, acredito que esse resultado acabou ajudando nosso time, que passou a concentrar suas energias apenas no Campeonato Brasileiro.
Depois de ter conquistado a vitória mais elástica da competição, quando venceu o Prudente na primeira rodada, pelo placar de 6 x 1, o nosso Leão no jogo diante do Internacional cravou nova marca, o gol mais rápido do Brasileirão. De quebra, se não estou enganado, é a primeira vitória sobre a equipe gaúcha. São feitos importantes, isso é inegável, mas trocaria essas conquistas pela permanência na Séria A. Aliás, se o AVAÍ jogar como jogou em Porto Alegre tenho certeza que não seremos rebaixados. O primeiro tempo foi arrasador, o AVAÍ abriu 2 x 0 sobre a equipe titular do Internacional. No segundo tempo, foi a vez da equipe gaúcha ter um início arrasador. Em quinze minutos o jogo já havia empatado em 2 x 2. Mas o Leão não estava morto e aos 17 minutos, com um gol de Robinho, voltou a frente no placar. Agora é descansar durante toda a semana e fazer os três pontos sobre o Atlético Goianiense. Sem desistir, sem desanimar, enquanto existirem chances, nosso AVAÍ temos que apoiar.

Claro que o momento agora é de união, mas é bom deixar bem claro que os responsáveis pelo time estar nessa situação são os jogadores, e são eles que têm a obrigação de reverter o quadro. Infelizmente, em certa etapa do campeonato esqueceram-se para qual finalidade foram contratados. Acredito que fatores extra-campo contribuíram decisivamente para a situação hoje vivida. Concordo com o treinador Emerson Leão quando diz: “Hoje jogadores de futebol, em vez de serem atletas profissionais, são superstars. Acham que podem fazer de tudo. Perderam o compromisso, e isso me chateia.” Torço para que os jogadores do Leão tenham percebido que só com profissionalismo se consegue alcançar os objetivos almejados e façam com que nosso time do coração permaneça na elite do Campeonato Brasileiro.
Amigos internautas, Chuleteiros, por hoje é só. Por motivo de viagem, retorno com novas postagens a partir do dia 29 de novembro. Até lá vou ficar torcendo para que nosso time permaneça na elite do futebol brasileiro do próximo ano.

Um comentário:

Serjao disse...

“Avahy” primeiro clube a possuir um título do futebol estadual de Santa Catarina, tbem vai para Guinness World Records como o time a marcar o gol mais rapido nesse Brasileirao.
Esse Avai faz coisa!