segunda-feira, 5 de março de 2012

Até quando ?

Por: Jair "Jajá" Alcides dos Santos

Bom dia, torcedor avaiano,

Já estamos disputando o segundo turno do catarinense, e depois da derrota no clássico, nosso Leão não se achou mais. Tudo bem que sabíamos que o time tinha suas limitações, mas a queda de rendimento nos últimos jogos foi assustadora. As derrotas para Joinville, Metropolitano, o empate com a Chapecoense, e mesmo a vitória diante do Criciúma, não foram bem digeridos por todos os apaixonados pelo Avaí.

Sempre me mantive otimista em relação ao crescimento da equipe e ao sucesso do treinador Mauro Ovelha; todavia, me sinto na obrigação de dividir meus sentimentos, a partir do que tenho assistido. A coisa tá feia!! É impossível admitir que um time de futebol da envergadura do Leão não consiga nem encontrar um bom atleta para usar a camisa número “1”

Um craque, um camisa 10, sabemos que é complicado, todos correm atrás desse jogador de criação e qualidade, agora, arqueiros, são bem mais fáceis de serem encontrados. Basta saber procurar. Faz tempo que não temos um bom goleiro. Apesar de algumas boas defesas no jogo diante do Criciúma, Moretto continua nos dando sustos. Tá complicado. Alô Diretoria de Futebol, vamos trabalhar e contratar jogadores de qualidade!

Não podemos admitir que um time que acabou de sucumbir à segundona do brasileiro apresente o nível de organização, tanto dentro como fora de campo, da maioria dos clubes que disputam o Campeonato Catarinense. A diferença de recursos financeiros e físicos tem que ser melhor aproveitada. Está faltando competência.

A nuvem negra que se instalou no ambiente da Ressacada precisa se dissipar. O sol precisa voltar a brilhar  em um céu azul de brigadeiro. Estamos com saudades de sorrir, conquistar títulos, vencer e convencer. Mas não só vencer jogos fáceis, com adversários de qualidade duvidosa, mas sim, adversários de qualidade, arqui-rivais e times de expressão. Enquanto isso não acontece, vida que segue, com a história do futebol catarinense. “Vamo, vamo, Avaeee”!

Passados quatro anos, em 1937 a Federação Catarinense de Desportos (FCD) se reorganiza, fazendo surgir o verdadeiro Campeonato Estadual. Assim, as competições não ficam mais restritas à Capital. Surge, no mesmo ano, a Liga Esportiva Catarinense de Mafra, com os seguintes clubes: Bandeirante, Três Barras, Canoiense, Pery, América, Operário e Rio Negro.

Em Joinville teríamos o Caxias, América, Operário, Grêmio Joinvilense e Liga São Luiz, que juntos fizeram nascer a Associação Catarinense de Desportos de Joinville. Paralelo a este fato, surge em Itajaí a Associação Esportiva do Vale do Itajaí, com os seguintes clubes: Marcílio Dias, Lauro Muller e o Futebol Clube e Regatas Companhia Industrial de Phósphoro de Itajaí (CIP).

Tivemos também naquele ano um grande feito alcançado por um goleiro catarinense, mas isso eu conto na próxima coluna. Quem tiver curiosidade é só aguardar e conferir.

Vou ficando por aqui, amigos leitores! Espero redigir uma coluna mais alegre, na próxima oportunidade.

Nenhum comentário: